A corrida global da indústria automobilística para converter a frota de carros movidos a gasolina por veículos elétricos (VEs) obteve a primeira vitória na Noruega – ironicamente, um grande produtor de petróleo. O país nórdico é o primeiro do mundo a ter uma frota de carros elétricos maior do que veículos movidos a gasolina.
O feito histórico foi atingido em agosto, quando veículos totalmente elétricos representaram um recorde de 94,3% dos registros de carros novos na Noruega, impulsionados pelas vendas do Tesla Model Y.
Dos 2,8 milhões de carros particulares agora registrados no país nórdico, 754.303 são totalmente elétricos, contra 753.905 movidos a gasolina, de acordo com anúncio da federação rodoviária norueguesa (OFV).
“Isto é histórico, um marco que poucas pessoas esperavam há dez anos” diz o diretor da OFV, Oyvind Solberg Thorsen. “A eletrificação dos carros está progredindo rapidamente, e a Noruega está dando grandes passos para se tornar o primeiro país do mundo com uma frota dominada por carros elétricos.”
A menção de que o país nórdico “está dando grandes passos” para ter frota eletrificada, mencionada por Thorsen, se deve a dois poréns. Um deles é que quase um milhão de carros a diesel são registrados na Noruega, o que significa que ainda é o tipo de veículo com mais unidades em circulação.
Especificamente, havia 999.715 carros a diesel na data do relatório. A OFV diz que esse número também está caindo, mas com pouco mais de 10 mil novos registros por mês, provavelmente levará cerca de dois anos até que os carros elétricos ultrapassem os carros a diesel em termos de números.
Além disso, a estatística do órgão rodoviário norueguês desprezou os modelos híbridos – caso contrário, os carros elétricos ainda não teriam ultrapassado os veículos a gasolina.
Boa parte do recorde obtido é atribuído ao esforço das autoridades norueguesas em estimular a eletrificação do transporte rodoviário do país, para cumprir os compromissos climáticos da Noruega. O governo oferece generosos benefícios fiscais em veículos elétricos, que acabam tendo preços competitivos em comparação com carros a combustível, diesel e híbridos.
Já faz algum tempo que mais da metade de todos os carros registrados na Noruega a cada mês são elétricos ou híbridos. Para efeito de comparação, nos primeiros oito meses deste ano, a participação de BEVs (carros elétricos movidos a bateria) na Alemanha foi de apenas 12,7%.
O sucesso dos veículos elétricos na Noruega contrasta com as dificuldades de outros países da Europa. As vendas de carros elétricos começaram a cair no final de 2023 e agora representam apenas 12,5% dos carros novos vendidos no continente.