Se você tem uma conta no TikTok ou no Instagram, é bem provável que já tenha assistido a algum vídeo do chef de pâtisserie Cédric Grolet.
Até o momento, o astro da confeitaria francesa soma mais de 15 milhões de seguidores nas redes sociais e acumula bilhões de visualizações em vídeos em que aparece preparando desde um “simples” croissant até sobremesas hiper-realistas, imitações perfeitas de frutas.
Um reel no Instagram onde ele sova uma enorme massa que dá vida à uma bela fornada de croissants, colocados na vitrine de sua loja de Paris, foi reproduzido 173 milhões de vezes. Outro vídeo, com Cédric preparando tortinhas de amoras idênticas à fruta original, tem mais de 35 milhões de visualizações.
O boost da internet na marca do confeiteiro francês começou em outubro de 2020, quando ele publicou o seu primeiro vídeo no TikTok. No filme de 15 segundos, o chef aparece decorando uma torta. Perto das publicações atuais, era até comum, mas o sucesso foi instantâneo.
Desde então, o chef passou os últimos anos convertendo o barulho das redes sociais em profícuos negócios no mundo real. A empreitada mais recente é a abertura da primeiríssima confeitaria de Cédric na Ásia, a única fora da Europa. Aos 38 anos, o chef tem lojas em Paris, Londres e Courchevel, a elegante estação de esqui, nos Alpes franceses.
O destino escolhido para fincar a bandeira no continente asiático foi Cingapura, um dos países mais ricos e caros da região. A nova confeitaria fica no primeiro andar do luxuoso hotel Como Metropolitan, localizado bem no centro da cidade-estado.
A loja tem 280 metros quadrados e acomoda 40 pessoas, mas, em geral, os pedidos são feitos pela internet e apenas retirados no local.
Quando estreou na Ásia, Cédric afirmou que a escolha de Cingapura teve a ver com encontrar os parceiros certos para trabalhar. O chef já visitava o lugar com frequência para ministrar masterclasses.
Em uma das viagens, ele se aproximou de Christina Ong, fundadora do Como Group, operadora de hotéis e marcas ultrassofisticadas, sócia agora de Cédric.
Do “fim do mundo” para o mundo
Cédric nasceu em Auvergne, região localizada no centro da França. Famoso por suas montanhas, florestas e vulcões adormecidos, o lugar é definido pelo chef como “o fim do mundo”, nas raríssimas vezes em que concordou em dar uma entrevista.
Filho de um caminhoneiro e de uma cabeleireira, sua história com a confeitaria começou aos 14 anos. Na ocasião, o confeiteiro teve a oportunidade de ser aprendiz, em um projeto social do famoso pâtissier Pascal Liotier.
“Ele nunca desistia e conseguia fazer tudo o que queria na cozinha”, escreve o mestre, no prefácio de Flowers, o livro de receitas mais recente de Cédric.
A grande virada na vida do hoje chef-celebridade aconteceu em 2011, quando foi convidado para assumir o posto de confeiteiro sous chef no Le Meurice, um dos hotéis mais luxuosos e tradicionais de Paris.
Lá, ele se tornou pupilo de ninguém menos do que Alain Ducasse. O veterano o desafiou a usar técnicas avançadas e autorais, com mais receitas inéditas e criativas - e menos mil-folhas previsíveis, por favor.
Foi nessa época que Cédric começou a fazer suas famosas sobremesas de efeito trompe d’oeil. Servidos sozinhos no prato, os doces desafiam a percepção do que os olhos veem.
Quando a “fruta” é quebrada, vêm à tona camadas de bolo perfeitamente intercaladas com recheio e creme. As “obras de arte” comestíveis têm uma legião de fãs na internet e fora dela. As filas na frente das lojas do confeiteiro costumam demorar, com sorte, pelo menos uma hora.
Presente no hotel Le Meurice há mais de dez anos, a marca de Cédric só ganhou uma loja própria em 2019. A Cédric Grolet Ópera, localizada a algumas quadras do Museu do Louvre, é o xodó do chefe, cenário da maior parte de seus vídeos.
Mesmo com concorrentes bem mais tradicionais e antigos espalhados por toda a cidade, a confeitaria de Cédric é uma das mais procuradas pelos turistas. Hoje em dia, 90% dos clientes da loja parisiense são estrangeiros em visita à cidade.
Com o sucesso da Cédric Grolet Ópera, a marca pôde expandir para Londres em 2022, e, no ano passado, estreou também no Hotel Les Airelles, em Courchevel. Somando Cingapura, cinco lojas agora levam a marca do confeiteiro para o mundo.
Desde a inauguração do primeiro negócio, Cédric formou uma equipe composta por aproximadamente 400 pessoas.
Ele levou dois de seus chefs de confiança de Paris para liderar as operações em Londres e Cingapura e garantir que os produtos mantenham o mesmo padrão de qualidade, não importa onde estejam.
Apesar de estar construindo um império impulsionado pelas redes sociais, Cédric é bastante reservado.
Nas poucas declarações públicas, costuma dizer que sua verdadeira missão é elevar a qualidade da confeitaria explorando todas as suas possibilidades. E que a internet não é a vida real.
Pode até ser, mas que o frisson virtual impulsionou seus negócios no mundo de verdade, ele não pode negar. Sobretudo seus doces em forma de frutas, um jogo delicioso entre realidade e ilusão de ótica.