Quando lançou a primeira edição do South Summit Brazil, em 2022, a ambição do empresário José Renato Hopf, o fundador da GetNet, era transformar Porto Alegre na capital do venture capital latino-americano, atraindo investidores, empreendedores, empresas e um público interessado em inovação de toda a região.

Agora, na terceira edição do South Summit Brazil, que acontece de 20 a 22 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre, Hopf não só atingiu esse objetivo como foi mais longe: está colocando a capital gaúcha no mapa global.

“É um evento global”, diz Hopf, em entrevista ao NeoFeed. “É só você comparar os big numbers: temos fundos e startups de todo o mundo (participando).”

Os números comprovam o que diz Hopf sobre o South Summit Brazil, correalizado com o governo do Rio Grande do Sul. A estimativa é que 24 mil pessoas compareçam ao evento (contra 22 mil do ano passado) – e uma boa parte deles vem de fora.

O que chama atenção, no entanto, é a quantidade de investidores esperada para a edição de 2024, que vai saltar de 554 para aproximadamente mil. O número de fundos de venture capital (VCs) que estará no South Summit Brazil também está prevista para crescer, passando de 92, em 2023, para 140.

Os VCs de fora estão também em alta: passarão de 21 para 40. Além das gestoras brasileiras, a participação internacional conta com nomes como Picus Capital, NXTP, Boost Capital Partners, FJ Labs, além de nomes que tradicionalmente investem na região, como Kaszek, Softbank, General Atlantic, Lightrock, Riverwood e Advent.

Um exemplo que mostra o “palco” cada vez mais global do South Summit Brazil é o Startup Competition, competição que premia empresas inovadoras, que teve 2.500 de startups inscritas de mais de 80 países.

Outro sinal de que o evento catalisou pessoas ao redor do globo para a pauta de inovação em Porto Alegre é o fato de que a International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP), que reúne mais de 350 membros, 115 mil empresas e está presente em 80 países, marcou sua reunião para a cidade.

Esse encontro acontecerá de 18 a 20 de março – sendo que, no último dia, os participantes da IASP estarão no South Summit Brazil, em uma agenda conjunta.

Ebba Lund, CEO do IASP, inclusive, faz parte dos palestrantes do South Summit Brazil, cujo nomes internacionais que estarão no palco do Cais Mauá aumentaram de 94 para 125 em 2024.

Destaque para Uri Levine, o cofundador do Waze, startup israelense que foi comprada pelo Google por mais de  US$ 1 bilhão, em 2013 – ele também está por trás do Moovit, um aplicativo de mobilidade com foco em transporte público.

Mas Levine não é o único que deve chamar a atenção do público. Estarão presentes também Jeff Hoffman, fundador e CEO do Booking.com e do Priceline.com, e John Elkington, considerado o decano do movimento da sustentabilidade corporativa há três décadas.

“O conteúdo subiu um degrau este ano”, afirma Hopf. “Vamos trazer mais pessoas com um conteúdo mais empreendedor, vamos falar muito de inteligência artificial e ESG.”

Investidor serial, Hopf comanda o grupo Four, que tem debaixo de seu guarda-chuva diversos negócios, como a Uhuu, a Wine Locals, a Quiq e a 4all (que dava nome ao grupo antes).

O South Summit Brazil faz parte desse grupo de empresas de Hopf. Neste caso, trata-se de uma associação com a espanhola María Benjumea, a idealizadora do evento em Madrid, na Espanha.