Dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp, a Meta vem buscando estender seus domínios. Sob essa ótica, sem trocadilhos, os óculos inteligentes são uma das suas grandes apostas em realidade aumentada e realidade virtual. E, ao que tudo indica, eles vão ganhar mais visibilidade nos investimentos da companhia.

A empresa de Mark Zuckerberg está em negociações para adquirir uma fatia de cerca de 5% na gigante ítalo-francesa EssilorLuxottica, maior fabricante de óculos do mundo e dona de marcas como Ray-Ban, Oakley e Vogue Eyewear.

As conversas da Meta para a compra de uma participação nessa operação foram reveladas pelo jornal britânico Financial Times, que citou fontes próximas às tratativas envolvendo as duas empresas.

Levando-se em conta o valor de mercado atual da EssilorLuxottica, de € 89,5 bilhões, a fatia em questão estaria avaliada em aproximadamente € 4,5 bilhões, ou cerca de US$ 5 bilhões, o que seria um aporte relativamente pequeno para a Meta, avaliada em US$ 1,19 trilhão.

Caso seja concretizado, o investimento ampliaria o alcance da parceria entre a Meta e a EssilorLuxottica. As duas empresas vêm trabalhando há alguns anos em uma linha de óculos inteligentes associada à marca Ray-Ban, cujos primeiros modelos foram lançados em 2021.

Fique Por Dentro

A fatia em questão está avaliada atualmente em cerca de € 4,5 bilhões
As duas empresas já mantêm uma parceria em óculos inteligentes
Desde 2021, elas já lançaram duas linhas de dispositivos em conjunto

Inicialmente, esses dispositivos tiveram dificuldade para atrair os consumidores. Mas a segunda linha, lançada em outubro de 2023, vem registrando um desempenho bem mais positivo do que os modelos que marcaram a estreia da parceria.

As novas versões trazem câmeras de melhor qualidade comparadas à primeira geração. Entre outros recursos, os óculos batizados de Ray-Ban Meta permitem que os usuários tirem fotos, façam vídeos ao vivo e ouçam músicas, além de buscarem informações com o auxílio de inteligência artificial.

Embora não tenha revelado números consolidados dessa operação, em abril desse ano, durante a teleconferência dos resultados da Meta no primeiro trimestre, Mark Zuckerberg disse que o dispositivo estava superando as expectativas em vendas.

Em linha com essa visão, Francesco Milleri, CEO da EssilorLuxottica, ressaltou em evento realizado no início desta semana que, em poucos meses, a nova linha registrou mais vendas do que a geração anterior em dois anos.

De acordo com as fontes a par das negociações, o plano da Meta com o investimento em uma participação na EssilorLuxottica é aproveitar o bom momento do Ray-Ban Meta para fabricar mais dispositivos em conjunto com a parceira. Inicialmente, o acordo previa duas linhas.

Como parte da evolução dessa parceria, as pessoas familiarizadas com a busca por um acordo disseram que a expectativa é de que uma terceira geração dos óculos Ray-Ban Meta seja lançada para a temporada de compras do fim de 2025.

Estreitar esse relacionamento com a EssilorLuxottica seria um passo crucial para que a empresa consolide os seus óculos inteligentes, um segmento em que a companhia tem como principal competidor a Apple.

As duas empresas estão na disputa pela dianteira no desenvolvimento de óculos de realidade aumentada capazes de substituir os smartphones como dispositivos de computação de próxima geração.

Entretanto, a tecnologia ainda enfrenta a resistência de parte dos consumidores, que citam o incômodo de usar esses dispositivos. Segundo as fontes, a força da marca Ray-Ban é vista como um outro fator essencial para que a Meta supere essas barreiras.

Já sob a ótica da EssilorLuxottica, a associação com a Meta se justificaria pela estratégia do grupo de atrair uma nova geração de consumidores. Essa orientação tem guiado as aquisições da empresa nos últimos anos.

Em 2022, por exemplo, a companhia comprou a Nuance Hearing, startup de tecnologia auditiva, com o objetivo de desenvolver óculos equipados com os recursos da empresa. E, nesta semana, o grupo deu mais um passo que reforça essa abordagem.

Na quarta-feira, 17 de julho, a Essillor Luxottica desembolsou US$ 1,5 bilhão na aquisição da Supreme, marca de moletons, camisetas e acessórios de streetwear do grupo VF. De acordo com as fontes, um dos planos é lançar uma versão do óculos da Meta associada a essa operação com foco justamente nos consumidores mais jovens.

As ações da Meta estavam sendo negociadas com alta de 1,13% na Nasdaq por volta das 11h25 (horário local). Já os papéis da EssilorLuxottica registravam alta de 2,17% em Paris.