AUSTIN - Chris Paul se destacou pela técnica e liderança dentro de quadra durante seus 20 anos na NBA, consolidando-se entre os maiores jogadores da história da liga. Hoje, aos 39 anos, o armador do San Antonio Spurs traça seu caminho para também brilhar no mundo dos negócios após se aposentar das quadras.
Assim como no basquete, Paul acredita que, nos negócios, é preciso empreender com convicção e autenticidade. Com essa filosofia, em 2022, ele lançou a Good Eat’n, uma empresa focada em snacks plant-based. “Sempre fiz parcerias com outras marcas, mas dessa vez eu queria algo que realmente representasse quem eu sou”, afirmou o astro durante sua palestra sobre negócios e investimentos no South By Southwest (SXSW), em Austin.
Desde 2019, Paul adota uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal e classifica essa mudança como um “divisor de águas” para sua carreira longeva. “Depois que mudei minha alimentação, a diferença no meu desempenho foi absurda. Meu tempo de recuperação melhorou, minha energia mudou completamente.”
Embora já tivesse investido em companhias de alimentos anteriormente, Paul nunca havia se envolvido tanto em um projeto como o da Good Eat’n. Ele participou ativamente de todas as etapas – desde a escolha do nome e design da embalagem até a definição dos sabores e o posicionamento nas prateleiras.
O processo, admite, não tem sido fácil. “Nada vem fácil, seja no esporte ou nos negócios. Se fosse fácil, todo mundo faria.” Para ele, o mais importante é o aprendizado obtido durante o percurso.
“No basquete, você perde jogos, enfrenta lesões, tem dias ruins. Nos negócios, erra decisões, sofre contratempos e precisa corrigir o rumo. O que define se você vai ter sucesso é como reage a isso”, ressalta.
Paul conta que o aprendizado tem sido constante na busca por aprimorar seus produtos. Para isso, ele mantém conversas regulares com clientes e vendedores, identificando onde os ajustes são necessários. “A primeira versão das embalagens era difícil de abrir e o nome do sabor ficava muito embaixo. São coisas que nunca teria pensado, mas que aprendi falando com os varejistas.”
Presente em mais de 250 pontos de venda no Texas, a Good Eat’n já oferece cinco opções de sabores, entre snacks doces e salgados. A reportagem testou dois deles: o de nacho, com textura e sabor semelhante aos Doritos da Elma Chips, e o de cookies N cream, feito com pipoca.
Ainda atuante na NBA, Paul tenta conciliar o tempo dedicado aos negócios com sua rotina de treinos, viagens e jogos. “A coisa mais importante que aprendi, seja no esporte ou nos negócios, é que você não pode fazer tudo. Se todo mundo estiver esperando minha resposta para cada detalhe do negócio, estamos ferrados.”
Por isso, ele destaca a importância de contar com uma equipe em que se possa confiar. “Se você tem uma equipe que entende sua visão e trabalha para fazer as coisas acontecerem, pode se concentrar no que realmente importa. Ter gente competente ao seu lado não é um luxo, é uma necessidade. Um negócio não sobrevive se você quiser controlar tudo.”
*O jornalista viajou a convite do Itaú Unibanco