Em um esforço para se aproximar das grandes grifes, a Shein anunciou na quinta-feira, 24 de agosto, que firmou uma parceria com a Forever 21. No acordo, a companhia chinesa disponibilizou sua plataforma de e-commerce para comercializar os produtos da marca americana.
No negócio, a Shein vai realizar uma troca de ações com a Sparc Group, joint venture criada pelas empresas Authentic Brands Group e Simon Property Group para produzir e distribuir os produtos da Forever 21 e de outras seis marcas de vestuário (entre elas, Reebok e Aéropostale). Não está claro se a Shein poderá trabalhar também com essas marcas.
Os valores envolvidos na transação não foram divulgados. Segundo o The Information, a Shein vai assumir um terço da participação da Sparc Group. O grupo, que atende quase de 4,3 mil lojas em mais de 65 países, ficará com uma participação minoritária não revelada da companhia chinesa avaliada em US$ 66 bilhões.
O interesse da Shein em alimentar seu marketplace com marcas de terceiros (lançado no final de maio nos Estados Unidos) aproximou os chineses da Forever 21. Em uma tentativa de confrontar a Amazon, a companhia já firmou parcerias com as marcas de calçados Skechers e Cape Robbin.
O trabalho em conjunto com a marca americana também vai abrir as portas da estrutura física para a companhia chinesa. No acordo entre as partes, a Shein poderia utilizar as lojas da Forever 21 para vender seus próprios produtos e expandir sua operação para além do e-commerce.
No Brasil, a Shein já comercializa produtos de algumas marcas menores como Elsa Moda, M&S Fashion, Mein, Heleny, Varlea Fashion, entre outras. Em uma carta divulgada no fim do mês passado, a companhia informou que já vende quase US$ 100 milhões com seu marketplace no Brasil.
A Shein aposta em marketplace para combater também a Temu, e-commerce chinês pertencente ao grupo Pinduoduo. O NeoFeed apurou que a Temu pretende desembarcar no país até o fim deste ano.