Que tempos são esses? Temos uma crise como poucas. Raras vezes na história da humanidade se viveu algo assim, embora isso já tenha acontecido outras vezes. Outras pandemias, guerras, catástrofes naturais já nos forçaram ao isolamento e ao medo. Longe de mim querer transmitir paz espiritual ou ensinar dicas sanitárias. Deixo isso para quem tem a devida competência e preparo. Vou trabalhar em outra linha, vejamos.

Temos que ficar em casa, com certeza! Pelo menos aqueles que podem têm obrigação de ficar em casa. Claro que toda vez que somos forçados a algo, quando não é uma iniciativa pessoal, reclamamos e reclamamos. Mas se tem uma coisa que sempre reclamamos foi da falta de tempo de ficar em casa. Tempo para conviver, tempo para arrumar, tempo para aprender, tempo para cuidar.

Não sou um iogue, mas gosto de estudar e já pratiquei. E aprendi que o caminho da ioga tem oito partes (pétalas da ioga), sendo que as duas primeiras são as disciplinas éticas externas (Yama) e as observâncias éticas internas (Niyama). Na prática, podemos entender estes dois caminhos como tudo que podemos desenvolver para não ser um problema para o mundo e tudo que podemos desenvolver para não ser um problema para nós mesmos, respectivamente.

Você não precisa ser um iogue para andar por estes caminhos.

Fique em casa! O simples fato de ficar em casa já te ajuda a cuidar dos outros, pois você pode estar infectado sem saber. Ficando em casa, você já está ajudando o mundo. E ajudando especialmente os profissionais que não podem ficar em casa, principalmente profissionais da saúde que estão dando a vida (infelizmente literalmente em alguns casos), com enormes sacrifícios e muito amor, para cuidar da vida dos outros.

E, ao ficar em casa, agora com um tempo extra, é hora de caminhar pelo segundo caminho, cuidando de si e se desenvolvendo. É claro que o mundo vai voltar ao normal, embora essa normalidade deva ser diferente. Os negócios vão voltar, as oportunidades de empregos e carreiras vão voltar, e não podemos desperdiçar esta crise. Agora você tem tempo!

Sabe aquele livro que você não leu? Sabe aquela necessidade de se aprimorar em alguma língua? Aquele curso, treinamento, aquele feedback que não foi dado? Essa é a hora.

Se você é líder, sua primeira missão é cuidar dos outros. Por isso que este é o primeiro caminho da ioga, que mostra que as outras pessoas são mais importantes. Então, estimule a sua empresa a colocar todos em casa, mas não para um simples isolamento. É hora de desenvolver treinamento a distância, de promover aprendizado, de preparar a empresa e as pessoas para voltarem mais fortes. Sua liderança deve ser visível, presente, motivadora, distante, mas não ausente. Cuide dos seus colegas e dos seus clientes.

Sua liderança deve ser visível, presente, motivadora, distante, mas não ausente. Cuide dos seus colegas e dos seus clientes

Isto não é uma guerra. São os jovens que lutam na guerra, mas elas são deflagrada pelos velhos. Agora são os velhos que estão no maior risco e são os jovens que podem salvá-los. Fique em casa e ajude os velhos. Claro que existem mil debates sobre economia e saúde, riscos e oportunidades, validade ou não dessas medidas. Isso é para autoridades governamentais e sanitaristas. Mas, se por hora a decisão é ficar em casa, então vamos aderir.

E se cuide, engrandeça a sua existência, mesmo estando isolado. Pense nas palavras de Dwight Moody, “caráter é o que você é no escuro, quando não há ninguém olhando”. Cuide de você e cuide do mundo.

Observação. Neste artigo usei dos ensinamentos do grande mestre de B. K. S. Iyenkar, divulgados no seu livro Luz na Vida e das lições da maravilhosa professora Cristiane Yokohama, com quem já pratiquei a yoga.

*Leonel Andrade foi CEO da Smiles, Credicard e Losango Financeira. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da BR Distribuidora e da Lojas Marisa. Também faz palestras sobre gestão de pessoas e negócios.

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.