Um dos fundamentos do budismo é a impermanência. Não precisamos ser budistas para aceitar isso, nem mesmo precisamos ter alguma crença. É algo tão óbvio que chega a doer. Como tudo e todos são passageiros, a aceitação disso nos torna mais humildes e contribui sobremaneira para nossa vida profissional.

Pense nas coisas que gostava de fazer há 20 anos, no modo como encarava a vida, nas habilidades que possuía e naquelas pessoas que mais admirava. O que ainda vale disso tudo? Você mudou, e muito, ainda bem. E só terá sucesso futuro se continuar mudando. Já ouvi por aí que a cabeça é redonda para que os pensamentos mudem de direção.

A vida está ficando mais longa e as mudanças estão acontecendo cada vez mais rápido. Portanto, ficaremos desatualizados não só mais rapidamente, mas também muito mais vezes. Ou seja, a impermanência se acelera a cada dia. Não perceber isso é certeza de fracasso. Vamos ter muito mais tempo para aprender e vamos ter muita ignorância acumulada ao longo da nossa carreira. Ops... Carreiras!

Fala a verdade, se tem 20 anos que você concluiu uma faculdade, quais são as coisas que aprendeu lá e que ainda são válidas? Aquela carreira que você planejou já não existe mais, com quase toda certeza. Aquela empresa que você conhecia e sonhava em trabalhar, há 20 anos, ou já não existe ou já não existe. Se ainda está viva é porque mudou substancialmente sua estratégia, seus investimentos e sua gestão. Para você, isso tem um significado claro: encare essa oportunidade, mude, seja protagonista do seu longo futuro.

E a melhor maneira de encarar isso é aprender sempre. O caminho mais bem-sucedido do aprendizado não está no querer ensinar, mas, sim, no querer aprender. Há uma expressão medieval muito clara: “os cavalos nascem, mas os homens não, eles se formam”. A vontade de aprender é a qualidade mais importante para viver na impermanência e crescer nas carreiras.

Vamos lá, aproveite sua vida, mergulhe na piscina da evolução, tenha humildade para não saber, interesse para perguntar e coragem para encarar os desafios. Você não é o responsável pelo mundo, mas fazendo a sua parte e evoluindo vai ajudar a transformá-lo em algo muito melhor.

Mesmo agora, vivendo tempos muito difíceis, combatendo um inimigo invisível, há muito aprendizado a ser captado. É hora de pragmatismo, mas com serenidade. A humanidade vai dar mais um salto evolutivo e novas maneiras de crescer se apresentam. A crise é séria, maior razão para uma atitude de crescimento pessoal. Prestemos atenção em dois mestres.

A vontade de aprender é a qualidade mais importante para viver na impermanência e crescer nas carreiras

O teólogo americano Reinhold Niebuhr (1892-1971) nos deixou esta linda oração: “Concedei-nos, senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para mudar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir umas das outras.”

E, para encerrar, palavras do sábio monge budista Matthieu Ricard: “O sol pode estar escondido atrás das nuvens, mas mesmo assim ele continua brilhando.”

Não perca seu tempo, evolua, essa crise também vai passar.

*Leonel Andrade foi CEO da Smiles, Credicard e Losango Financeira. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da BR Distribuidora e da Lojas Marisa. Também faz palestras sobre gestão de pessoas e negócios.

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.