O Itaú Unibanco escolheu Milton Maluhy Filho para suceder Candido Bracher, que completará a idade limite de 62 anos em dezembro.

Durante os próximos três meses, Bracher e Maluhy Filho conduzirão um processo de transição. O executivo só tomará posse de suas novas funções em 2 de fevereiro de 2021.

Maluhy Filho tem 44 anos de idade e era vice-presidente executivo e CFO do banco. Ele ocupou diversas posições, tendo dirigido a Rede, o braço de adquirência do Itaú Unibanco, e a operação do Chile (a Corpbanca). Entrou no Itaú Unibanco em 2002 e, desde 2011, é sócio da instituição financeira.

“Ele é um executivo jovem, com um estilo bem informal, comparado com o Candido Bracher, o Pedro Moreira Salles e o Roberto Setubal”, diz um executivo do Itaú Unibanco que o conhece. “Eles foram a última linhagem de banqueiros. Agora, chegou a vez do bancários.”

Maluhy Filho ganhou uma concorrência interna com outros três nomes. Disputavam o cargo Andre Sapoznik, de 48 anos, Caio Ibrahim David, de 52 anos, e Márcio Schettini, de 56 anos. Todos eram vice-presidentes do Itaú Unibanco.

E, segundo observadores privilegiados do Itaú Unibanco, a nomeação de Maluhy, o mais jovem deles, deve provocar movimentações na cúpula em pouco tempo. “Cada um deles tinha a sua própria ambição”, diz esse executivo. “Maluhy é uma cabeça mais moderna e deve tomar mais riscos.”

Ao escolher Maluhy, o conselho de administração do Itaú Unibanco passa também uma mensagem de que o discurso de transformação digital, que é vendido externamente, precisará ser praticado internamente. “Ele tem um longo período de gestão pela frente e é novo na vivência digital”, diz um executivo que conhece Maluhy.

Esse mesmo executivo se refere a Maluhy da seguinte forma. “Ele tem uma enorme capacidade de gestão e, apesar de ser novo, tem enorme maturidade. É direto, correto e honesto. O que você combinar com ele, está combinado.”

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.