“Todas as famílias felizes se parecem; cada família infeliz é infeliz a seu próprio modo”.

Todos os times bem motivados se parecem; cada time desmotivado é malsucedido a sua maneira. Peguei aqui o gancho do efeito Anna Karenina, trazendo para o mundo dos negócios a inspiração na famosa frase do escritor russo Liev Tolstói.

Se há uma característica comum a times bem motivados é uma liderança desafiadora, daquelas que sabe celebrar cada conquista, mas que aproveita cada nova situação para evitar a zona de conforto e colocar novos desafios, subir a barra.

Sempre defendi que desenvolvimento e treinamento são investimentos prioritários, mas só geram valor a longo prazo se preparam os times para desafios. É aí que todos embarcam juntos e se motivam mutuamente, pois na verdade não existe o individual no mundo dos negócios (se é que existe em algum mundo!), até porque não há profissionais perfeitos, mas times podem chegar lá.

Você talvez esteja se perguntando: mas e o reconhecimento pelas conquistas? Nunca estamos satisfeitos? Reconhecimento é fundamental, mas não é celebrando que se cresce. É celebrando que se motiva para a próxima conquista. E a motivação (motivos que levam à ação) nos dá o propósito para os próximos desafios.

Sempre defendi que desenvolvimento e treinamento são investimentos prioritários, mas só geram valor a longo prazo se preparam os times para desafios

Já sobre a satisfação, vamos polemizar. Ela traz o maior perigo que um time pode enfrentar: a arrogância e o conformismo, os maiores frutos do sucesso mal administrado. Então, cabe ao grande líder aproveitar as conquistas e as celebrações para lançar novos desafios. Podemos estar contentes, mas não, nunca estamos satisfeitos. Zona de conforto? Nem a pau. Vamos para a próxima!!!

Se temos uma visão, um horizonte, algo maior pela frente, por que vamos nos acomodar? E a beleza maior do horizonte é que quanto mais nos aproximamos, mais ele se afasta. Aproveite o caminho e seja melhor.

E vamos parar de criar barreiras e inventar desculpas para não crescer e melhorar mais. Se você não fizer melhor alguém vai fazer no seu lugar, seja você uma pessoa, um time ou uma empresa. Sucesso real é ser melhor do que você mesmo todos os dias. Você está vivo, sempre dá tempo, comece um desafio novo para sua vida, seu time e sua empresa. É numa nova travessia que você cresce e se desenvolve.

Inspirado em mais um grande mestre da literatura, termino este artigo com palavras de Fernando Pessoa:

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, a margem de nós mesmos.”

*Leonel Andrade foi CEO da Smiles, Credicard e Losango Financeira. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da BR Distribuidora e da Lojas Marisa. Também faz palestras sobre gestão de pessoas e negócios.

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.