O Natal do novo normal está chegando. Tá tudo confuso, não é mesmo? Com medo do vírus, até por conta da idade, o Papai Noel não está dando as caras. Não se viu o bom velhinho nos shoppings, não se viu nenhuma fila de crianças para tirar fotos e fazer pedidos.

Nas empresas, tudo confuso também. Este ano não teve festa, confraternizações sumiram e o amigo secreto realmente fez jus ao nome, ficou completamente oculto. Não se viu os líderes brindando ao ano fantástico e levantando a taça de champanhe para homenagear os melhores times e as melhores pessoas.

Alguns até tentaram fazer eventos festivos no Zoom, boas iniciativas, mas aí não só se evitou o contágio do vírus, também não se conseguiu contagiar as pessoas com o verdadeiro clima de final de ano.

Que horror! Será que isso é mesmo o novo normal? Um mundo sem Papai Noel e sem líderes festivos? Aliás, será que esse ano existiu?

Não sou especialista em Papai Noel, mas vou ousar fazer uma proposta ao bom velhinho mesmo assim. Saia da toca senhor, aproveite a carência e seja ousado. Venha de verde este ano! Não se preocupe com presentes, traga apenas a cor da esperança e o verde das nossas matas. Se tem alguém que não pode perder essa oportunidade é você.

Da esperança não podemos abrir mão, portanto você pode nos incentivar. Belchior já cantou que “quando a vida nos violentar pediremos ao bom Deus que nos ajude, falaremos para a vida: vida, pisa devagar, meu coração cuidado é frágil”.

Quando olharmos você de verde, entenderemos a mensagem imediatamente. Nosso bom líder está fortalecendo nosso coração, trazendo a esperança de volta. Mensagem mais clara impossível, amanhã será outro dia!

E ainda saberemos que o ano existiu, pois, se estamos aprendendo, estamos vivendo. Sua roupa verde também vai nos lembrar que estamos despertando mais e mais, pelo menos os que tem um mínimo de luz interior, para o meio ambiente e a sustentabilidade.

Se um vírus infinitesimal está deixando tanta gente sem ar e não temos capacidade de prover oxigênio para salvar todos os infectados, imagine o mundo inteiro sem o verde. Venha de verde, Papai Noel, nossas florestas precisam de você apoiando a causa.

E, como liderança gera liderança, vamos aproveitar a ocasião para celebrar aqueles que chegaram aqui com algo novo no coração. Sabe aquele ditado popular, quem não tem bom samba enredo tem que caprichar na alegoria? O inverso também é verdadeiro. Se não temos alegoria, agora é hora do samba enredo. É aí que está a mensagem do conteúdo e da esperança.

Vamos aproveitar a ocasião para celebrar aqueles que chegaram aqui com algo novo no coração

Em vez de festa nas empresas, conteúdo e desenvolvimento. Em vez da banda, dos brindes e da dança, hora da mensagem e da criação do futuro. O ano existiu, sabia? O que o seu líder te ensinou neste período? Não foi um tempo perdido, pelo menos para muitas pessoas foi um tempo de muito aprimoramento pessoal e espiritual.

Aprendemos até a prestar atenção na respiração, fonte do nosso espírito. Spiritus vem do latim, do verbo spirare, respirar. Se você deixa de respirar, você perde o espírito. Agora a coisa ficou feia de vez, pois se perdermos o verde, não haverá oxigênio, não conseguiremos respirar e estaremos espiritualmente acabados. Nem o espírito se salva. Papai Noel, venha de verde, pelo amor de Deus!

E, como promessa de Natal e Ano Novo, pode contar com o nosso compromisso de melhorar a nossa generosidade, compaixão e altruísmo, afinal esse ano existiu para nos ensinar que essas coisas fazem mesmo a diferença. Tenho certeza de que muitos líderes compram essa ideia, pode confiar.

Vamos tomar a vacina contra o vírus em breve. Vai ser uma alegria contagiante e no ano que vem tem festa e você volta de vermelho. Em vez do novo normal, o normal de novo, combinado?

Mas, como liderança é exemplo e simbologia, coloque a máscara, lave bem as mãos, use álcool gel a vontade, tenha fé e apareça. Neste ano venha de verde e traga um Feliz Natal para a gente.

*Leonel Andrade é CEO da CVC Corp e foi CEO da Smiles, Credicard e Losango Financeira. Ele também é membro do Conselho de Administração da BR Distribuidora e da Lojas Marisa. Além disso, faz palestras sobre gestão de pessoas e negócios.

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.