Você já imaginou onde os empreendimentos do nosso país podem chegar tendo uma equipe de especialistas à frente da sua estratégia? Muitos são os profissionais que não enxergam esse potencial e acabam não obtendo êxito ao cuidar de seu negócio.

Pesquisas realizadas pelo IBGE mostram que antes mesmo da crise causada devido à pandemia mais de 70% das companhias abertas no Brasil não foram bem-sucedidas e fecharam. E aí você pensa: olhando para essa realidade, é possível encontrar soluções e elevar os resultados de 0 a 100 de forma rápida? Parece irreal, mas eu te garanto que sim.

Criar um business realmente não é nada fácil e gerenciar o seu crescimento também não. É preciso ter um olhar muito especial na hora de planejar o futuro da sua companhia. E foi pensando nisso que as aceleradoras de marcas nasceram e ganham cada vez mais espaço. Elas surgiram na década de 1990 e ganharam mais visibilidade por volta de 2005. Desde então vem crescendo muito.

As aceleradoras se destacam de grandes agregadoras - como a Unilever - porque diferente delas visam a uma conexão a longo prazo. Um exemplo disso é o trabalho que a Win Brand Group vem realizando. A ideia não é apenas ser funcional, mas compreender e trabalhar a necessidade de crescimento, alinhado à conexão com o público.

A maior diferença está no ponto em que uma busca horizontalidade, volume de marcas e ganhos de sinergia. E a outra foca em profundidade e construções de marcas valiosas a longo prazo. Com certeza você se lembra do último perfume que adquiriu, por todo elo afetivo que existe na compra.

E quando olhamos o resultado da pesquisa citada no início do texto, entendemos que ter parceiros com características - como conexão e profundidade - pode ser essencial, já que o fracasso de um negócio muitas vezes são devido a falta de planejamento, falta de capacitação em gestão empresarial por parte do empreendedor, despreparo financeiro, entre outros motivos. Porém, as aceleradoras são capazes de mudar 100% essa situação.

Como já dividi com vocês anteriormente, nós possuímos muitos insumos para criar empresas incríveis no Brasil. Atualmente, estamos na terceira posição no ranking mundial de lugares que mais possui usuários de redes sociais no mundo. Esse número chega em torno de 152 milhões de pessoas com acesso às redes sociais, representando quase 80% da população conectada na internet e nas mídias digitais. Esses fatos deixam claro que existe um potencial altíssimo de se apostar nesse setor aqui dentro. Já que a partir disso é possível gerar muitos dados e conhecimentos detalhados do seu público.

Esses dados fazem a diferença na hora de estruturar os objetivos do seu negócio, afinal, o seu consumidor precisa ser o seu principal foco. Ele quem será a chave do seu sucesso. É fortalecendo e compreendendo a sua comunidade que você terá as respostas certas para sua estratégia e consequentemente se destacando no mercado. A meu ver, é dessa forma que as empresas do futuro vão se sobressair, conhecendo o público e com isso gerando uma comunidade forte ao seu redor.

Mas por que mesmo tendo todas essas possibilidades em mãos ainda assim as empresas não decolam? Porque é preciso identificar onde estão as lacunas que não permitem que elas cheguem onde desejam. O modelo das aceleradoras têm ferramentas, tecnologias únicas e profissionais experientes em escalar grandes marcas, que são essenciais e podem reconhecer esses possíveis perigos. Como erros nas tomadas de decisões, no marketing e no digital, na comunicação com o consumidor e até na parte logística. Sendo que, no final das contas, tudo se volta ao seu investimento financeiro.

O modelo das aceleradoras têm ferramentas, tecnologias únicas e profissionais experientes em escalar grandes marcas

A falha em compreender essas necessidades geralmente acontece porque muitos empreendedores precisam estar na trincheira sozinhos, sendo totalmente o responsável da companhia, cuidando de todos os setores internos e externos. Eles acabam deixando de lado a atenção no motor da marca, no que ela foi criada para fazer. E é preciso entender que o dinheiro por si só não traz a prática ideal para tomada de decisões.

Quando você se une a essas empresas traz também nesse deal uma série de benefícios ao seu negócio. Principalmente pelo fato de contar com o conhecimento de um super time te ajudando a tomar decisões assertivas. Além disso, você pode trocar experiências com outros grandes nomes do empreendedorismo que vão dividir as suas experiências. Assim, consequentemente, dando oportunidade para que o seu negócio decole ganhando ainda mais a atenção de investidores.

Um exemplo foi o case recente em que a própria Win Brand Group realizou a aquisição da empresa de gorros “Love Your Melon”, com o intuito de a acelerar ainda mais. Alguns dos objetivos dessa decisão foi o fato de os fundadores compreenderem a necessidade de ter especialistas à frente da parte administrativa e operacional da companhia. Fazendo com que, dessa forma, eles pudessem se voltar para o que realmente amam e sabem fazer, como disse o próprio Zachary Quinn, fundador e atualmente co-CEO da Love Your Melon.

Ele fundou a empresa junto com Brian Keller, no intuito de levar uma vida melhor para crianças que lutam contra o câncer e fazem essa ação através dos seus produtos. Os termos da compra não foram divulgados, porém, segundo o Business Journal, o acordo foi viabilizado em torno de US$ 40 milhões.

Casos iguais a esses mostram o quanto dividir experiência e confiar no trabalho de quem está por dentro dos mecanismos de crescimento de marca, é uma das melhores opções a se tomar para elevar o nível dela, como ir de R$ 1 milhão no faturamento para R$ 10 milhões, ou até mesmo a R$ 100 milhões, de forma rápida e mantendo sempre a sua essência e o foco na sua comunidade o tempo todo.

Observar o quanto o empreendimento vem crescendo muito nos últimos anos é, sem dúvida, algo muito animador. Mas, precisamos reforçar que não existe uma receita de bolo com as fórmulas certas. É indispensável muita dedicação, estudo e foco.

Contar com uma equipe e com sua tecnologia avançada é a escolha ideal se o seu objetivo é um crescimento rápido e com qualidade. Vendo o que eu trouxe aqui foi possível entender o espaço que temos para evoluir, junto às oportunidades quando especialistas com ferramentas únicas tomam a frente disso. Escolher uma aceleradora é optar por mirar um futuro de sucesso.

E essa ideia vale tanto para novos empreendedores quanto para aqueles que já estão nessa cadeira há algum tempo. Manter a sua companhia sempre se adaptando às necessidades do mercado na velocidade em que ele e a cultura vem exigindo é o caminho para que ela se mantenha de pé, ou melhor, em crescimento.

Em ambos os casos, a atuação das aceleradoras se faz de maneira excelente por tudo que ela oferece a cada empresa independente do seu segmento. Eu acredito muito que aqueles que compreenderam tal potencial embarcarão numa jornada de muita conquista.

Rapha Avellar é fundador e CEO da Adventures