EXPERTSHUMANAMENTE POSSÍVEL

Recordar é viver! A emoção é a regra

A única maneira de você ser lembrado na sua vida profissional é pelo o que você faz passar pelos corações das pessoas, sejam seus liderados ou seus clientes

 

Quais são as grandes recordações da sua vida? Quais são as coisas inesquecíveis, aquelas que estão grudadas na memória, mesmo depois de dezenas de anos?

Recordar, palavra quer vem do latim, significa passar de novo pelo coração. Os antigos acreditavam que a memória estava no coração. Parece que estavam certos, pois realmente só memorizamos pra sempre aquilo que passou pelo nosso coração, ou seja, aquilo que nos trouxe grandes emoções.

Vamos fazer um pequeno exercício prático. Antes de seguir com o texto, pare para pensar em algo que aconteceu há muito tempo. Você provavelmente não lembra do que estava fazendo na terça-feira passada, pela manhã, mas deve lembrar perfeitamente o que estava fazendo na manhã do dia 11 de setembro de 2001, uma terça-feira. Isso porque o atentado as torres gêmeas em Nova Iorque mexeu com o coração de todos nós.

Não importa quanto tempo faz, nós nos lembramos em detalhes das grandes alegrias, como o nascimento de filhos, formatura, a notícia de um novo emprego, grandes viagens. E não conseguimos esquecer das grandes tristezas, como a perda de um ente querido, uma demissão, qualquer trauma grande.

O que isso tem a ver com gestão? Seu sucesso vai passar, suas brilhantes decisões vão ficar defasadas e serão descartadas no futuro, seus resultados serão superados por outros e a única maneira de você ser bem lembrado na vida profissional é pelo o que você faz passar pelos corações das pessoas, sejam seus liderados ou seus clientes.

Confira o que disse a escritora e poetisa americana Maya Angelou: “As pessoas esquecem o que você disse, esquecem o que você fez, mas nunca esquecem como você as fez sentir.”

Deus te deu um cérebro emocional (límbico) e um cérebro racional (neocórtex). Não acredita em Deus? A evolução das espécies te deu a mesma coisa. Aqui Darwin e Deus estão alinhados. É no equilíbrio da emoção e da razão que você cresce e se torna cada vez melhor. Ou seja, você tem um lado emocional, use-o muito!

É no equilíbrio da emoção e da razão que você cresce e se torna cada vez melhor

Você não lembra das pessoas que não te emocionaram, por que acha que os outros vão te carregar na lembrança apenas pela sua fantástica capacidade racional? Na sua gestão, invista nas coisas que o dinheiro não compra, invista na sua capacidade de estar gerando as alegrias e de estar presente de corpo e alma nas tristezas.

É seu papel gerar autoestima, confiança, amor próprio e reconhecimentos pelas realizações. Ai você será o Grande Líder e carregará toda a energia positiva que somente a gratidão das pessoas pode trazer para sua vida profissional plena e realizada.

A poetisa Adélia Prado escreveu que aquilo que a memória amou ficou eterno. Todo mundo sabe que recordar é viver, portanto, uma vida plena de recordações é uma vida plena de emoções.

É a emoção que torna uma pessoa insubstituível!

*Leonel Andrade foi CEO da Smiles, Credicard e Losango Financeira. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da BR Distribuidora e da Lojas Marisa. Também faz palestras sobre gestão de pessoas e negócios.

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.

Leia também

VÍDEOS

Assista aos programas CAFÉ COM INVESTIDOR e CONEXÃO CEO