Quantas vezes você já pensou em ter seu próprio negócio? Ser dono do seu nariz, como se diz popularmente? Não ter que dar mais satisfação, colocar em prática seu modelo de gestão, investir como achar melhor, liberdade de decisão, fazer seu horário? Parece um sonho que todo mundo tem e, pelo menos uma vez na vida, já passou pela cabeça de cada um. Sonho legitimo, diga-se de passagem.

Agora a pergunta de um milhão de dólares: o que você anda fazendo com o seu próprio negócio? Isso mesmo! Você já tem um negócio próprio: você mesmo! Seja ousado, chame o de EU S/A. A empresa de maior potencial de crescimento que existe, a empresa mais humana que existe, a empresa em que você pode tomar todas as decisões e investir tempo e dinheiro de acordo com suas próprias prioridades. E sem dar satisfação a ninguém!

Fale a verdade, tudo o que você sonhou já está realizado e você nem se deu conta. Cuidado com o que você quer e deseja, você pode conseguir. Obviamente que você está investindo para que a EU S/A se torne uma potência inigualável e a empresa mais eficiente e sustentável do mercado, certo? Vejamos duas provocações simples.

Responda rápido, que livro você está lendo atualmente?

Responda rápido, qual o último treinamento ou curso você fez por conta própria?

Existem diferentes formas de pensar sobre desenvolvimento. Claro que as empresas devem investir nos seus profissionais. Já defendi isso aqui em artigo anterior. Mas se a empresa deve investir, imagine o quanto cabe a você investir no melhor negócio do mundo? Afinal a EU S/A é muito mais importante para o mundo do que a empresa na qual você trabalha, concorda?

A EU S/A é muito mais importante para o mundo do que a empresa na qual você trabalha, concorda?

Se a tecnologia tira empregos, ela tem trazido também cada vez mais oportunidades de desenvolvimento, seja por acessibilidade ou por preço. Além disso, ela está também criando novos empregos. Não é bom ou ruim, talvez seja apenas diferente, o que ressalta ainda mais a necessidade de estar atualizado e treinado.

Já respondeu às perguntas?

Se você ler trinta minutos por dia, lerá facilmente 15 páginas diariamente. Portanto vai ler 18 livros por ano, considerando um livro médio de 300 páginas. E a tecnologia chegou aqui também. Não gosta de ler? Perde muito tempo no trânsito? Que tal o audiolivro? Vejo o tempo todo pessoas com os olhos fixos no celular, às vezes horas por dia e fico pensando que estão lendo algum livro, pois todos os livros do mundo já estão ali.

A mesma tecnologia trouxe para o mundo o treinamento a distância, cada vez mais barato e acessível. Hoje, no seu celular, existem cursos de tudo e para tudo. Desde simples dicas até a mais completa formação universitária. E aí, vai continuar culpando a empresa por investir pouco em você?

Este espaço é provocador. Então, vou encerrar com mais uma pergunta, que será tema de um artigo futuro. Na próxima vez que você perder uma oportunidade de carreira para alguém, você terá perdido ou terá sido vencido?

*Leonel Andrade foi CEO da Smiles, Credicard e Losango Financeira. Atuou como membro dos Conselhos de Administração da Redecard, Elavon e Netpoints. Também faz palestras sobre gestão de pessoas e negócios.

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.