Havia um galo que cantava para fazer o sol nascer, já que ele julgava que o sol só nascia e iluminava o dia porque ouvia o seu canto. Arrogante e autossuficiente, todos os dias muito cedo, ele batia as asas, fazia aquela pose de dono do mundo e avisava às outras aves do galinheiro: “vou cantar para fazer o sol nascer”. Aí o sol nascia e ele, super orgulhoso, dizia: “viram? O meu canto ilumina o mundo”. Mas um dia, celebrando seu poder, o galo tomou umas e outras e perdeu a hora. Quando acordou, as aves riam alto, o sol estava brilhando no céu.

Foi então que ele aprendeu que o sol nascia de qualquer forma. Que de nada adiantava ele cantar de galo (conhece essa expressão?), o sol era soberano e ele era passageiro. Festa no galinheiro, o galo não fazia falta e a luz não dependia da voz dele.

Você está preparado para passar? Você está pronto para passar desta para uma melhor? Calma, estou me referindo a uma nova jornada de trabalho, pois aos arrogantes e autossuficientes só restam a festa de despedida, a alegria da saída, alegria dos outros, é claro.

Nos negócios, somos todos substituíveis, alguns mais, outros menos, mas todos somos substituíveis. Pense nisso: você pode até ser inesquecível para os que conviveram contigo, mas sua substituição é garantida e o sol vai nascer sem você, com certeza. Que tal se preparar para isso?

A primeira atitude é admitir essa verdade e entender que a impermanência é uma lei imutável. Vamos aceitar que seja eterno enquanto dure, Vinicius de Moraes já nos ensinou. O melhor aprendizado aqui é a humildade, ter os pés no chão, pois ela faz com que os outros queiram aumentar a sua durabilidade.

A segunda atitude parece ser a de manutenção constante. Da mesma forma que precisamos levar o carro para a revisão, que precisamos fazer o checkup anual, precisamos manter vivas e saudáveis as relações e os cuidados. Vejam, apenas para diminuir o desgaste e rodar mais e melhor, visto que não há manutenção que torne algo perene. Com uma boa manutenção, você pelo menos ainda aguenta os solavancos.

Um terceiro ponto fundamental é o desenvolvimento, a melhoria, uma vez que mesmo sendo querido e bem-quisto, existem muitas pessoas preparadas e que custam menos querendo muito o seu lugar. Nada pessoal e nada anormal, é que a fila tem que andar mesmo. Aliás, essa é uma razão essencial para ser trabalhada, uma vez que você pode ajudar a ordenar e organizar a fila. Faça isso pelo seu próprio bem. Ou você organiza a sua sucessão, ou a fila vira um tumulto e você perde o controle.

Quarto item importantíssimo é o preparo para mudanças. Se você é substituível, e sem dúvida é, por que lutar contra a realidade? Desapega e busca outro brinquedo, vai se divertir e se desafiar em outra jornada. Começar de novo é um prêmio. E, por favor, vê se não vai ficar parecendo um morto-vivo torcendo para que tudo dê errado e sintam a sua falta. Esqueça, vai dar certo sem você! Se você quer que seu novo brinquedo te deixe feliz e tenha sucesso, esqueça que você foi feliz em outro trabalho. Não é sentindo falta que você vai fazer falta. Ou você acha que o novo relacionamento vai te aceitar se você só ficar pensando no anterior?

“Mas é claro que o sol vai voltar amanhã, mais uma vez, eu sei”. Renato Russo cantou para todos nós. Aproveite para dormir melhor e em paz. Tire essa responsabilidade das suas costas, ele nasce mesmo com você dormindo. E relaxe, o sol nasce para todos, o problema é a sombra! Seja digno, humilde e aproveite o momento. Se você plantou, cultivou e cuidou da árvore, ela cresceu com a luz solar e agora te proporciona a merecida sombra. Faça da sua insignificância um presente e seja feliz! Essa dádiva é para poucos.

*Leonel Andrade é CEO da CVC Corp e foi CEO da Smiles, Credicard e Losango Financeira. Ele também é membro do Conselho de Administração da BR Distribuidora e da Lojas Marisa. Além disso, faz palestras sobre gestão de pessoas e negócios.

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.