Neto de Julio Simões, fundador da JSL, o empresário Julico Simões sempre foi um apaixonado pelo mar. Sem encontrar, no Brasil, um "barco para o dia a dia" que o satisfizesse, ele decidiu construir a embarcação de seus sonhos. Assim, nasceu a Tirreno 38, lancha esportiva de 38 pés, com acabamento de luxo.
A ser vendido por R$ 2,41 milhões, na versão completa, é o primeiro produto da Tirreno, um estaleiro boutique fundado por ele em 2023, em Indaiatuba, no interior de São Paulo. A novidade põe fim a uma década de busca e está prevista para ser apresentada na próxima semana, no Iate Clube de Santos, no Guarujá, mas Julico antecipou detalhes do barco com exclusividade para o NeoFeed.
“Nunca achei nada no Brasil nesse formato que me contentasse. Daí a percepção de que há mercado para isso”, conta o empresário. “Eu não entraria no segmento de 50 pés para cima. Adoro o que temos à disposição. Tenho uma Ferretti 50 e já tive uma Azimut e uma Intermarine.”
E ele completa: “Se você procura um barco esporte para o dia a dia, abaixo de 50 pés, o que tem no mercado nacional está muito aquém do que vemos em qualquer boat show de fora, da Europa ou dos Estados Unidos”. A partir de 50 pés, uma lancha já pode ser considerada um pequeno iate.
A queixa de Julico é em relação aos acabamentos de barcos inferiores a esse tamanho, de fabricação brasileira — que não condizem com quem preza e está acostumado a produtos de alto padrão, justifica.
“No Brasil tem muita coisa boa, mas com todo o respeito que tenho pela indústria nacional, não temos a qualidade que estou trazendo em um barco de 38 pés”, afirma. “Se você quiser importar um barco desses, vai pagar R$ 4,5 milhões por algo equivalente ao que vou lançar”.
Totalmente automatizado, montado 100% com componentes importados e com acabamentos de alto padrão, o barco tem apenas uma cabine e um banheiro — que, como faz questão de frisar, não tem nada a ver com os das embarcações nacionais desse tamanho:
“O banheiro tem piso de madeira Teka, pia e misturador da Deca, coisas que não há em barcos esporte, que costumam ser muito simples, muito espartanos. Vou trazer para o dia a dia a qualidade de acabamento do nível de um barco italiano”.
Fabricada sob encomenda, a lancha comporta 12 pessoas e visa um público masculino, na faixa entre os 35 e os 70 anos, sobre quem costuma recair a decisão da compra.
Nos detalhes de estofamento e decoração, a ideia é conquistar as mulheres. “Acredito que para parte dos compradores, o Tirreno não vai ser o primeiro barco. Alguns serão pessoas que possuem um barco maior, ou aquelas que desistiram de ter um barco grande, mas querem um menor com a mesma qualidade”, diz Julico.
Mercado em ascensão
Além do mercado nacional, o empresário pretende exportar a lancha para a Europa e os Estados Unidos, onde ele garante que chegará com um preço competitivo para a qualidade que oferece.
Essa aposta se deve, em grande parte, ao aquecimento do mercado global de embarcações de luxo. Avaliado, em 2023, em US$ 26 bilhões, até 2029, deve chegar a US$ 40,4 bilhões, evoluindo a uma taxa de crescimento anual composta de 7,62%, segundo previsão da consultoria Arizton Advisory & Intelligence.
Formado em administração de empresas, Julico, de 41 anos, tem a seu favor a trajetória empresarial de sua família como parte de seu preparo.
Fundada em 1956, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, pelo português Julio Simões (1928-2012), a JSL é hoje uma gigante do setor de logística, transporte rodoviário de cargas e fretamento.
A companhia segue comandada pelos Simões, mas, a exemplo de seu pai, Julio Eduardo, Julico nunca se envolveu com os negócios da JSL — aliás, ele não gosta da palavra “herdeiro”, por achá-la pejorativa.
Julico iniciou sua vida profissional em 2001, com Julio Eduardo, na Locar, a maior empresa de guindastes da América Latina e presente também no setor marítimo, com balsas e rebocadores. Foi lá, onde ficou por dez anos, que Julico ganhou experiência nos negócios.
Em agosto de 2013, ele fundou a Strasse, uma importadora de veículos de luxo, da qual é CEO. A Brabus foi a primeira marca de seu portfólio (há mais de um ano a companhia alemã não tem mais vínculo com a brasileira), que hoje conta com a AC Schnitzer e a Oettingera.
A Tirreno nasceu como parte do grupo Strasse. Julico tem participação em negócios diversificados, entre os quais está o mercado imobiliário, mas seu foco atual são os automóveis e os barcos.
No ano que vem, o estaleiro deve produzir seis unidades da Tirreno 38 para o mercado nacional. Seus concorrentes aqui para lanchas desse porte são os estaleiros Flexboat e Fishing Raptor.
Mas a ideia de Julico é lançar outros barcos ainda em 2025, cujos detalhes mantém em segredo assim como o investimento feito para a abertura da Tirreno.
O nome Tirreno foi escolhido por ele para homenagear o mar Tirreno, parte do Mediterrâneo que se estende ao longo da costa oeste italiana, entre a Córsega, a Sardenha e a Sicília.
Paraíso de milionários de todo o mundo, o lugar é conhecido como Costa Esmeralda, pela cor de suas águas verdes e transparentes.
“Olha, a coisa mais linda que conheço é La Maddalena, na Sardenha. Nunca vi aquilo num dia feio”, conta. “Mas eu adoro navegar pelo Brasil. E embora guarde belas lembranças do litoral da Bahia, acho que a melhor região para navegar é a que vai de Ubatuba, em São Paulo, até Angra dos Reis, no Rio”, afirma ele, que cresceu no mar entre Ubatuba, Ilhabela e Parati.