No fim de março deste ano, o Alibaba anunciou uma grande reorganização em seu modelo de atuação a partir da divisão das suas operações em seis unidades independentes. Cada uma com sua própria estrutura de gestão e autonomia para captar recursos, incluindo eventuais aberturas de capital.

Pouco mais de um mês após o comunicado, já há quem esteja levando esse discurso da teoria à prática. Segundo a agência Bloomberg, a unidade de e-commerce global do gigante chinês está avaliando um IPO e, nesse possível trajeto, o balcão escolhido será uma bolsa de valores dos Estados Unidos.

Caso esse seja o caminho escolhido, a previsão é de que a abertura de capital seja concretizada em 2024. Com o processo ainda em estágio inicial e em fase de negociações com bancos, o tamanho da oferta ainda não foi precificado.

Não há um consenso entre os analistas sobre o valor do ativo. Em março, o Morgan Stanley avaliou a unidade em aproximadamente US$ 29 bilhões. Em outros relatórios de mercado, porém, a divisão foi avaliada em US$ 39 bilhões.

A divisão de e-commerce internacional do Alibaba reúne operações como o AliExpress, presente no Brasil, em outros países da América Latina e em alguns mercados da Europa; a Lazada, presente no sudeste asiático; e a Trendyol, na Turquia, entre outras marcas e regiões de atuação.

No acumulado dos primeiros nove meses do atual exercício fiscal do Alibaba, encerrados em 31 de dezembro, a unidade reportou uma receita de 46,7 bilhões de yuans (US$ 6,7 bilhões). No período, a receita total do grupo foi de 660,4 bilhões de yuans (US$ 95,7 bilhões).

Entre outubro e dezembro de 2022, o volume de pedidos combinado de todas as operações que compõem a divisão cresceu 3% na comparação com igual período, um ano antes. A unidade apurou, no entanto, um prejuízo de US$ 3,7 bilhões de yuans.

O braço de e-commerce global é liderado por Jiang Fan, ex-presidente da divisão de varejo online doméstico do Alibaba, unidade que abrange marcas como Alibaba, Taobao e Tmall.

Os negócios de e-commerce internacional não são, porém, os únicos que estão se movimentando sob esse novo desenho do Alibaba. Outras áreas, como o braço de logística Cainiao, e a Freshippo, sua divisão de supermercados, já deram o pontapé nos preparativos para IPOs em Hong Kong.

As ações do Alibaba estavam sendo negociadas com alta de 1,99% por volta das 10h10 (horário local) na Bolsa de Nova York. Em 2023, os papéis registram uma desvalorização de 5,6%. A empresa está avaliada em US$ 221,1 bilhões.