Com o objetivo de se tornar um ecossistema completo no segmento de comunicação e marketing, o Grupo Nexcom fez a terceira aquisição de sua história. Desta vez, reforça a sua frente de produção de conteúdo e inbound marketing.

O grupo, resultado da integração das agências de comunicação Fato Relevante e PUB, anunciou nesta sexta-feira, 17 de novembro, a aquisição da Prosperidade Conteúdos, agência de marketing digital focada em desenvolver estratégias de marketing de conteúdo.

“Nos últimos tempos, temos feito cada vez mais projetos como os que a Prosperidade opera”, afirma Ricardo Bonatelli, sócio-diretor do Nexcom e da PUB, ao NeoFeed. “Os clientes têm nos pedido cada vez mais criação de conteúdo, olhando mais para essa questão de inbound marketing, de como fazer que o conteúdo gere resultados efetivos.”

O valor da operação não foi informado, mas ela prevê uma troca de ações com o fundador da Prosperidade, Luiz Bernardo. Jornalista de formação, com experiência de 20 anos em redações de televisão e passagens como executivo por agências de relações públicas, Bernardo se torna sócio do grupo Nexcom.

Agora, Bernardo assume a liderança da área de negócios e estratégias digitais do Nexcom. Sua sócia, Lillian Ambrósio, que já vendeu sua participação na Prosperidade, deve deixar as operações.

Fundada em 2017, a Prosperidade trabalha estratégias e gestão de hubs de conteúdos proprietários. Utilizando como base a estratégia do inbound marketing, a agência desenvolve estratégias de marketing de conteúdo com foco na conquista de reputação digital, aumento de tráfego no site, atração e qualificação de leads para clientes que desejam se aproximar e engajar seus públicos via conteúdo.

Entre as marcas para quem a agência já realizou trabalhos estão Banco Pan, JBS, B3 e Casas Bahia, além de Burger King e Oracle.

A Prosperidade vai adotar a marca PUB, mas não no primeiro momento. O plano prevê um período de cerca de seis meses para que os clientes da Prosperidade e o mercado se adaptem às mudanças, além de permitir a transição e adaptação das equipes.

Bonatelli conta que ele e seu sócio, Alcides Ferreira, vêm tentando trazer Bernardo e a Prosperidade para o Nexcom há pelo menos um ano, por já se conhecerem há tempos no mundo da comunicação e diante da demanda dos clientes. As conversas se intensificaram há cerca de quatro meses, com a estruturação de um projeto para incorporar a Prosperidade.

Esta aquisição, junto com a incorporação da Charisma, em maio, e da RF Comunicação, em junho, fortalece o Nexcom no mercado de agências de comunicação. Com faturamento de R$ 36 milhões no ano passado, o grupo atende 110 clientes, como Softbank, XP e Vivo. Para este ano, a projeção é que a receita cresça, no mínimo, 20%.

O Nexcom não é o único nome do mercado se movimentando na frente de M&A. A FSB se tornou uma holding em 2018 ao incorporar a Loures Consultoria e, em seguida, a Gisuti Creative PR. Ela também se reforçou na frente de tecnologia com a compra da agência de marketing JotaCom.

Em 2019, as agências RP1 e RMA se uniram, criando a RPMA. E, em fevereiro do ano passado, a CDI e a NR7 também anunciaram a fusão de suas operações.