O mercado livre se descolou de seus pares na América Latina faz tempo. Enquanto o varejo e empresas como Americanas, Casas Bahia e Magalu vêm sofrendo, a companhia fundada na Argentina e hoje uma gigante no Brasil vem apresentando resultados consistentes. No terceiro trimestre, por exemplo, lucrou US$ 359 milhões.

Mais do que o lucro, entretanto, a companhia vai perseguir outro dado. “O desafio tem sido crescer com ganho de participação de mercado, ganho de market share”, diz Fernando Yunes, executivo que comanda o Mercado Livre no Brasil, ao programa É Negócio, uma parceria CNN Brasil e NeoFeed. A companhia, diz ele, desenhou diversas iniciativas para avançar, por exemplo, em categorias como eletroeletrônico.

Estima-se que o Mercado Livre tenha hoje cerca de 42% de participação de mercado – há quatro anos não chegava em 20%. O ano de 2023 foi recorde em ganho de participação com uma soma de oito pontos percentuais contra 2022. “Teve mês que ganhamos até dez pontos de market share. Isso é um recorde”, diz Yunes.

Mas, afinal, por que o Mercado Livre está conseguindo navegar bem nesse ambiente ruim de forma geral? Yunes defende que a companhia tem o maior sortimento de produtos na plataforma. “É uma vantagem larga para qualquer outra empresa. São mais de 400 milhões de produtos na plataforma”, afirma. Somado a isso, uma logística muito rápida. “A gente está entregando 50% da venda no mesmo dia ou dia seguinte.”

Para dar conta dessa operação, a companhia, avaliada em mais de US$ 80 bilhões na Nasdaq, tem mais de 15 mil desenvolvedores de tecnologia na América Latina e tem investido pesado na região. Só neste ano, foram mais de R$ 19 bilhões em investimentos no Brasil e, no próximo ano, o montante será maior.

Na entrevista, Yunes falou dos outros negócios que nasceram e estão nascendo dentro da empresa como o Mercado Pago, o Mercado Ads, entre outros. Ele também discorreu sobre liderança e comentou sobre o erro que cometeu e que fez com que o mercado de ar-condicionado fosse canibalizado quando ele estava em outra companhia. O vídeo completo está no link abaixo.