A Amazon subestimou um velho ditado que diz que mais vale um pássaro na mão do que dois voando. Mas como estamos falando de futebol americano, a plataforma de streaming cometeu um fumble, ou seja, deixou a bola cair no chão.

Mais especificamente com sua aposta na transmissão do “Thursday Night Football”, a principal partida de quinta-feira da NFL (a liga de futebol americano). A companhia americana deixou de ganhar centenas de milhões de dólares com a venda de anúncios em sua plataforma porque subiu demais os valores para os patrocinadores, não obteve os resultados desejados com a audiência e, no fim, espantou futuros anunciantes.

De acordo com o The Information, uma rede nacional de pizza nos Estados Unidos procurou a Amazon meses antes da temporada da NFL começar para negociar um possível acordo de patrocínio. A ideia era pagar algo em torno de US$ 6 milhões para inserir a marca nos jogos. A Amazon, por sua vez, queria o dobro.

A pedida alta se dava por uma confiança de que as transmissões das partidas de futebol americano no serviço de streaming iriam obter uma audiência grande. Isso não aconteceu. Em média, os jogos transmitidos no ano passado tiveram uma queda de 41% no número de espectadores em relação às partidas da liga de 2021.

O resultado disso foi que a Amazon acabou recebendo apenas algo perto dos US$ 6 milhões da rede de pizza, em decorrência dos resultados ruins de audiência nas partidas. O acordo entre as duas empresas previa alterações no valor de acordo com o número de acessos nas transmissões.

Ainda que este não tenha sido o pior cenário para a gigante americana comandada por Andy Jassy, uma leitura ruim do mercado de esportes vem causando problemas mais graves. Diversos anunciantes se recusaram a firmar acordos com a companhia por conta dos altos valores pedidos nas negociações.

Como decorrência disso, a Amazon teria não apenas deixado de ganhar, mas perdido algumas centenas de milhões de dólares com seu produto, conforme estimam especialistas consultados pelo The Information. Isso porque a companhia precisa arcar com taxas e custos de produção que custam cerca de US$ 1 bilhão.

Por meio de um porta-voz, a Amazon informou que seu investimento na NFL “alimenta muitas iniciativas de negócios na Amazon”. Ainda assim, a companhia reconhece que existem “custos que afetam o período inicial”.

Os maus resultados da Amazon na transmissão de sua primeira temporada da NFL podem ter implicações futuras para o negócio. A companhia também está interessada em adquirir os direitos de transmissão das partidas da NBA (a liga americana de basquete). Resta saber se a companhia também vai aumentar consideravelmente os preços dos anúncios.

O que pode impedir a Amazon de fazer isso é uma concorrência maior no setor. Outras gigantes da tecnologia como Google, Apple e Twitter também já mostraram interesse em colocar o pé neste mercado. Além delas, as TVs tradicionais, mesmo com a audiência em declínio, também podem ser uma saída para os anunciantes.

Com o "Thursday Night Football", a Amazon esperava ampliar sua receita com publicidade. A companhia já é uma das maiores vendedoras de anúncios do mundo. No primeiro trimestre deste ano, a empresa gerou US$ 9,5 bilhões em receita com a divisão – alta de 21% ante o mesmo trimestre de 2022.