Acostumado a protagonizar grandes lances a cada temporada na NBA, LeBron James também vem dando sinais cada vez mais frequentes de sua habilidade fora das quadras da liga americana de basquete profissional.
A mais nova jogada do astro dos Los Angeles Lakers envolve a SpringHill Co, companhia de mídia e entretenimento fundada por ele e Maverick Carter, em 2020. A empresa acaba de fechar um aporte, de valor não revelado, que avalia o negócio em US$ 725 milhões.
James e Carter seguirão como acionistas controladores da empresa. Mas, com a rodada, passam a ter um novo grupo de acionistas de peso. A relação inclui, por exemplo, a Nike e a Epic Games, empresa responsável pelo jogo Fortnite.
A lista passa ainda pela gestora de private equity RedBird Capital e pelo Fenway Sports Group, grupo de marketing e mídia com foco em esportes e que é dono, entre outros negócios, do Liverpool, time da Premier League, a liga inglesa de futebol; e do Boston Red Sox, franquia da Major League Baseball.
Os novos acionistas já mantinham relações em outros negócios. James, Carter e a RedBird, por exemplo, são sócios minoritários do Fenway Sports Group. Ao mesmo tempo, o astro do basquete tem, desde 2015, um contrato vitalício de patrocínio com a Nike.
Conhecida por programas de TV e filmes, incluindo a série de entrevistas “The Shop”, da HBO, e por “Space Jam: A New Legacy”, longa que é uma sequência de “Space Jam: O Jogo do Século”, lançado em 1996, a SpringHill já tem certos os destinos da nova injeção de capital.
Em entrevista concedida ao The Wall Street Journal, Carter, que atua como CEO da empresa, disse que a companhia prevê usar os recursos para financiar novos programas e explorar o licenciamento de seus conteúdos em outros mercados além dos Estados Unidos. No roteiro, estão países da Europa e da Ásia.
Outro projeto no radar envolve a criação de conteúdos para a Epic Games e também para a Nike, apresentando atletas patrocinados pela marca. A SpringHill vai reservar ainda parte do cheque para aquisições.
Segundo Carter, a projeção é de que a SpringHill gere mais de US$ 100 milhões em receita neste ano. No ano passado, esse número foi de US$ 60 milhões. Para 2022, a empresa, que já alcançou o break even, prevê uma receita entre US$ 150 milhões e US$ 200 milhões.
Até então, a companhia já havia captado US$ 100 milhões, na época do seu lançamento, em rodada liderada pelas empresas Guggenheim Partners, UC Investments, News Corp. e SC Holdings.
A SpringHill não é o único negócio de James fora das quadras. O jogador tem uma agência de marketing, a Robot Co., e outras empresa empresas de entretenimento, a Uninterrupted LLC. Ao mesmo tempo, ele já investiu em companhias como a NTWRK, plataforma americana de e-commerce, e na FaZe Clan, companhia também americana de eSports.