A Uber leva passageiros e entrega comida. A sua próxima corrida é ... levar publicidade aos clientes de seu aplicativo.

Nos Estados Unidos, a Uber começou a testar formatos de publicidade em seu aplicativo, em mais uma estratégia para que a companhia se torne lucrativa.

Desde terça-feira, 17 de agosto, alguns usuários começaram a observar pop-ups depois que uma corrida é requisitada no aplicativo. Até agora, a cadeia de hotel Marriot era a única anunciante.

Mas um porta-voz confirmou que a companhia tem planos de vender publicidade para outros anunciantes, informou o site americano Business Insider. Nessa fase, 25% dos usuários estão vendo os anúncios.

A aposta em publicidade no aplicativo é mais um sinal de que a Uber busca alternativas para alcançar a lucratividade que vá além de transportar passageiros e entregar comida.

No segundo trimestre deste ano, a Uber divulgou um lucro líquido de US$ 1,1 bilhão. Mas o resultado foi alcançado por conta de ganhos financeiros com sua participação na Didi, dona da 99 no Brasil, e na Auropa, startup de tecnologia para veículos autônomos. O Ebitda ficou no vermelho em US$ 509 milhões.

Não é a primeira vez que a Uber aposta em anúncios. No seu braço de entrega de alimentos, as marcas Uber Eats, Postmates e Cornershop, já exibem anúncios de restaurantes e produtos há alguns anos.

O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, disse recentemente que esperava atingir uma receita de anúncios de pelo menos US$ 300 milhões no próximo ano.

A Uber vale US$ 77 bilhões. No ano, suas ações desvalorizam-se quase 20%.