Inovação

Apoio

“Barulhinho bom”? Plataforma recria sons de escritório para quem faz home office

Uma agência de criatividade suíça colocou no ar uma plataforma que reproduz o barulho de passos, conversas, impressoras, telefone tocando e demais atividades corriqueiras em um ambiente de trabalho. O objetivo? Matar a saudade do escritório

 

Site “I Miss The Office” é gratuito

O seu bloqueio criativo ou sua produtividade abaixo da média pode ser um sintoma de saudade. Não exatamente saudade dos amigos e familiares, nem do escritório em si – mas saudade dos barulhos que vinham com ele. A voz do Pedro, que sentava na mesa ao lado, ou do som do mouse barulhento da Raquel. Saudade até das “bolhas de ar” do garrafão de água que ficava no corredor. 

Esses efeitos colaterais “suspeitos” não são uma exclusividade sua – e, felizmente, pode ser facilmente remediado. Uma agência de criatividade suíça percebeu que muita gente também sente falta dos sons do escritório, e resolveu disponibilizar esse barulhinho pra todo mundo. 

Os criativos levaram ao ar, na semana passada, o site “I Miss The Office“, exclusivamente voltado para recriar os sons de um ambiente de trabalho. Os usuários podem controlar o “volume” desses barulhos escolhendo quantos colegas quer ter consigo – de um a dez.

A plataforma reproduz, randomicamente, sons de burburinhos de conversas, passos, máquinas impressoras e de outras atividades comuns em escritórios. Caso a saudade seja específica, o usuário pode selecionar, no layout do escritório online, o que gostaria de ouvir: a impressora, o ranger da cadeira na sala de espera, o telefone tocando ou mais.

A iniciativa é de autoria da agência Kids, com sede em Zurich, especializada em culture design e transformação digital. E ela vem, quem diria, para melhorar a produtividade dos funcionários.

Uma reportagem publicada no jornal Journal of Consumer Research, especializado em comportamento, revelou uma pesquisa feita pela Universidade de Illinois sobre o tema. A análise mostrou que indivíduos expostos a sons de 70 decibéis, que é o nível de uma conversa moderada, tiveram produtividade maior dos que os companheiros em ambientes silenciosos e barulhentos. 

Os pesquisadores concluíram que trabalhar em áreas com sons moderados pode instigar o cérebro a pensar de maneira abstrata e, assim, gerar ideias criativas. Quem quiser testar a ciência na prática pode usar o I Miss The Office gratuitamente, por tempo indeterminado.

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.

Leia também

UM CONTEÚDO:

NEOFEED REPORT

Baixe o relatório “O mapa de ataque das grandes empresas”

VÍDEOS

Assista aos programas CAFÉ COM INVESTIDOR e CONEXÃO CEO