
Três princípios para as grandes empresas enfrentarem 2021
Eles servem para muitas companhias e são fundamentais para os negócios que querem sair fortes desta múltipla crise
O boicote de uma parcela dos consumidores, organizados ou não, é inevitável e será sentido nos próximos balanços. A companhia já começa a receber punições institucionais
É impressionante como as instituições se apressam em sair em defesa dos bens privados no Brasil, muitas vezes priorizando-os em relação às vidas humanas. Não por acaso, desde 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, a polícia tratou logo de proteger as lojas do Carrefour e reprimir os protestos contra a morte de João Alberto Silveira Freitas, asfixiado na noite anterior por seguranças de um supermercado da rede em Porto Alegre.
E mesmo a imprensa preocupou-se em rapidamente separar o que era manifestação pacífica e o que era vandalismo. De fato, a sociedade tem medo da revolta. O que implicitamente revela a própria admissão de que está construída sobre uma estrutura social injusta, que perpetua desigualdades de toda a natureza e alimenta modelos mentais de segregação, como o racismo, o machismo e outras fobias.
As vidraças quebradas das lojas do Carrefour representam nosso pavor em reconhecer a nós mesmos como propagadores dessa realidade. A pedras arremessadas literalmente quebram o encanto do mito da sociedade brasileira pacífica e ordeira. O encanto que até o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, ele próprio com feições de mestiço, tenta preservar, ao dizer que não há racismo no Brasil.
A morte de João Alberto, um consumidor negro de 40 anos, na frente de sua esposa e das câmeras de testemunhas no estacionamento de um supermercado, foi ainda mais chocante justamente por ser um ato explícito. A verdade nua e crua ao alcance de todos. Pode-se investigar como começou, mas não é preciso procurar indícios de racismo, pois o fim trágico é de conhecimento público.
Contido e asfixiado por intermináveis quatro minutos sem qualquer intervenção para interromper sua agonia. E, como frisou a Anistia Internacional, a ação violou os princípios da legalidade, necessidade e proporcionalidade. Diria ainda, e de humanidade.
Lembro-me do post que publiquei em junho: Mitos e Verdades sobre racismo, machismo e ativismo corporativo, quando da revolta gerada nos Estados Unidos com a morte de George Floyd. Por infeliz ironia (não coincidência), reconheci a carga cultural racista e machista que carrego por ter me tornado adulto no Rio Grande do Sul. No artigo, reproduzi a fala de uma jovem ativista americana, Tamika Mallory:
“Estamos queimando [lojas] porque as pessoas aqui de Minnessota estão dizendo para as pessoas em Nova York, na Califórnia, em Memphis, em todos o país: ‘Já basta’. E não somos responsáveis pela doença mental infligida ao nosso povo pelo governo americano e por aqueles que têm poder. Não dou a mínima que eles queimem o Target porque o Target deveria estar nas ruas conosco, pedindo a justiça que o nosso povo merece”.
E a rede de supermercados Target nem estava diretamente envolvida na morte de George Floyd. Metaforicamente falando, as vidraças do Carrefour mal começaram a quebrar. No atual contexto social, os danos reputacionais da companhia no Brasil são irreparáveis no curto e no médio prazos. Talvez, depois de uma longa jornada de ações transformacionais, seja possível enxergar esse acontecimento como um marco de mudança de práticas empresariais.
O boicote de uma parcela dos consumidores, organizados ou não, é inevitável e será sentido nos próximos balanços. A companhia já começa a receber punições institucionais. Foi, por óbvio, excluída por tempo indeterminado da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, plataforma que reúne 73 organizações no Brasil.
Importante ressaltar que os temas de Direitos Humanos são os mais antigos da agenda de responsabilidade social. Portanto, fracassar em Direitos Humanos é a demonstração de um atraso colossal. E esse risco paira sobre muitas outras empresas brasileiras. É de se imaginar que todas, sem exceção, revisem imediatamente seus procedimentos e treinamentos de ponta a ponta. A própria avaliação de performance ESG expõe as rachaduras em suas vidraças.
A hoje badalada avaliação da performance ESG precisa também provar que é realmente séria. É inadmissível que as ações do Carrefour subam 0,49% na sexta-feira, dia seguinte ao crime. Os analistas e gestores de investimentos não foram capazes de começar a estimar os danos gerados à reputação da companhia e, por consequência, à sua licença social para operar, derrubando seu valor de mercado.
É bem possível que isso ocorra em breve, mas dificilmente será na proporção e maturidade esperadas, pois o mercado de capitais brasileiro adere ao movimento global ESG sem ainda ter plena consciência das implicações dessa nova realidade.
O Carrefour precisa demonstrar uma grande transformação, indo muito além do pedido de desculpas do CEO do Brasil, Noel Prioux, à sociedade, em anúncio transmitido na tevê aberta no sábado, ou da promessa de medidas rigorosas de Abilio Diniz, um dos principais acionistas no Brasil. O empenho da palavra dos líderes é bem vindo e importante, mas é preciso muito mais.
Causou péssima impressão, por exemplo, visitar o site do Carrefour no final de semana e encontrar o usual ambiente de e-commerce, com ofertas de produtos e promoções. Esperava ver uma tela preta em luto e a reprodução do pedido de desculpas à sociedade brasileira. Quando estamos consternados, toda a nossa energia é drenada por esse sentimento, nada é mais importante. Assim são as pessoas, assim devem ser também as organizações.
Qualquer perda no curto prazo não se compara com o dano que somente se agrava com o passar das horas e dias. A empresa precisa deixar claro qual é a sua prioridade. A meu ver, deveria ser recuperar a credibilidade e a licença social para operar diante de toda a sociedade brasileira, mas principalmente, diante da maioria de negros e pardos do Brasil.
(Correção: a primeira versão deste artigo continha a informação de que o Carrefour fazia parte do índice ISE, da B3. A empresa, na verdade, não faz parte)
* Álvaro Almeida é jornalista especializado em sustentabilidade. Diretor no Brasil da consultoria internacional GlobeScan, sócio-fundador da Report Sustentabilidade, agência que atua há 17 anos na inserção do tema aos negócios. É também organizador e curador da Sustainable Brands São Paulo, integra o Conselho Consultivo Global desta rede de conferências e participa da Comissão de Sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente
No Brasil, alguns empresários estão dispostos a comprar vacinas de forma privada para seus próprios empregados. E até os magistrados estaduais alegaram correr risco de contágio por manusearem processos e pleiteiam o direito de serem vacinados prioritariamente. Seria isso eticamente aceitável?
Eles servem para muitas companhias e são fundamentais para os negócios que querem sair fortes desta múltipla crise
É o que aponta a pesquisa “Vida Saudável e Sustentável 2020: Um Estudo Global de Percepções do Consumidor”, que mostra que 71% dos brasileiros afirmam que gostariam de ver a economia reestruturada para lidar melhor com outros desafios, como desigualdade e mudanças climáticas
Documentário conta a história dos pequenos agricultores que produzem as uvas para os rótulos premium da vinícola gaúcha. Em entrevista ao NeoFeed, Gregório Salton, da quarta geração da família, fala também sobre a safra 2021
Enquanto prepara as continuações de “Avatar”, o diretor canadense James Cameron assina a produção de série documental “O Segredo das Baleias”, em que resgata a sua fascinação pelo fundo do mar, mostrada em “O Segredo do Abismo” e “Titanic”
A nova onda do varejo é desenvolver um aplicativo com diversos parceiros para aumentar a frequência dos consumidores e a recorrência das compras. Na retailtech Amaro, a aposta é outra: curadoria, poucas marcas e tecnologia para crescer as vendas. O CEO Dominique Oliver explica a estratégia ao NeoFeed
De 2016 a 2020, a Jeep navegou praticamente sozinha no segmento de utilitários esportivos de médio porte com o Compass. Agora, a competição começa a aumentar. Conheça a estratégia de defesa da marca da Stellantis
Você está surfando, pegou algumas boas ondas e acredita que ganhou o dia. Vai para a areia, enterra a prancha e fica olhando o mar. Aí chega uma nova série de ondas fantásticas, muito melhores do que aquelas que você surfou. O swell não para. A inovação também não
Dona de marcas como Adria e Piraquê, a fabricante de massas e biscoitos reajustou o preço médio de seus produtos em 18,9% no quarto trimestre de 2020 e registrou uma queda no volume de vendas de 15,5% no período. Esse mesmo foco deve guiar os passos da companhia em 2021
Em um ano ainda marcado pela pandemia, o mercado global de fusões e aquisições movimentou US$ 1,3 trilhão no primeiro trimestre de 2021 e superou até mesmo o período conhecido como bolha pontocom, no fim dos anos 1990. O entusiasmo do mercado levanta questionamentos sobre a irracionalidade de algumas negociações
O banco digital vai lançar um cashback de ofertas públicas, mexendo nas comissões de distribuição de produtos. É um passo importante, que envolve muito dinheiro e que pode chacoalhar a indústria de investimentos. Os detalhes foram revelados com exclusividade ao NeoFeed
O que Bolsonaro está conseguindo com suas manifestações a favor do autoritarismo e do negativismo é similar ao que faz a vacina: suas tentativas canhestras de retrocesso institucional tornam o organismo social mais robusto nas suas convicções democráticas
O jogador do Los Angeles Lakers é um dos novos acionistas do Fenway Sports Group (FSG), grupo que é dono do time de futebol inglês Liverpool e do de beisebol Boston Red Sox. Com o acordo, a holding de esportes foi avaliada em US$ 7,35 bilhões
Com foco na infraestrutura e na aceleração da indústria de carros elétricos, o pacote de US$ 2 trilhões que o presidente dos Estados Unidos apresenta hoje terá um longo caminho até a aprovação pelo Congresso por conta do aumento de impostos a empresas
O grupo SBF começa a integrar as operações da Nike no Brasil e do Grupo NWB, dono de canais de conteúdo como Desimpedidos e Acelerados. O plano é capturar sinergias em áreas como a estratégia multicanal e a aquisição de clientes
No fim de 2019, o Bmg tinha 834 mil clientes em seu banco digital. Um ano depois, multiplicou esse número por mais de três. O segredo é manter sua aposta no consignado, migrando os clientes para o online. A CEO Ana Karina Bortoni conta os planos ao NeoFeed
Esse é o segundo aporte da empresa de adquirência na startup, que desenvolve sistemas de gestão voltados a micro e pequenos empresários. A rodada série B, de valor não revelado, amplia a lista de investimentos da Stone para compor um ecossistema de softwares no entorno do seu negócio principal
A empresa da família Trajano compra duas companhias no setor de delivery e reforça a estratégia de enfrentar iFood e Rappi
O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, diz que o governo discute uma nova rodada de ajuda aos empresários afetados pela pandemia, mas que, ao contrário do ano passado, o foco será restrito aos setores mais prejudicados, como turismo e varejo
Para Roberto Campos Neto, as iniciativas de empresas e serviços como WhatsApp e Google na área de pagamentos irão transformar radicalmente o setor financeiro, ao reunir uma massa de dados inigualável se comparada ao que qualquer grande banco detém atualmente
Dona das marcas Frango Assado, Pizza Hut e KFC no País, a IMC terá novo comando a partir desta semana. Ex-CEO global da Popeyes, Alexandre Santoro terá que lidar com as restrições impostas pela segunda onda da Covid-19 e com uma disputa judicial envolvendo a operação local do KFC
A fabricante de smartphones chinesa Xiaomi pretende investir até US$ 10 bilhões nos próximos dez anos para conquistar uma fatia do setor de carros elétricos, uma área em que a Apple está também desenvolvendo um projeto
Grupo varejista com forte presença no Sul e no Centro-Oeste planeja investir R$ 500 milhões até o fim do ano nas bandeiras Fort Atacadista, Comper, Bate Forte e Sempre Fort. O CEO, Beto Pereira, revela com exclusividade ao NeoFeed os planos da empresa para estender seus tentáculos em e-commerce, logística e produtos financeiros
Empresa lança serviço de cashback que permite aos clientes trocar pontos por reais e receber os valores em qualquer banco. Após poucos dias do seu lançamento, o produto assumiu a primeira posição em acessos no aplicativo Livelo e estimulou não apenas trocas de pontos, mas também novas adesões ao programa
Especializada em crédito imobiliário, a empresa do Grupo Barigui entra oficialmente na arena dos bancos digitais com o lançamento de sua conta digital. O cofundador e o CEO Rodrigo Pinheiro conta com exclusividade ao NeoFeed como o banco quer se diferenciar diante da saturação de ofertas no segmento
Bill Hwang foi uma das crias de Julian Robertson, do fundo Tiger Management. Em voo solo, ele se meteu em diversas confusões. A mais recente é uma perda bilionária que a sua Archegos Capital está provocando ao Credit Suisse e ao japonês Nomura
A operadora de telefonia anunciou que começará a atuar com banda larga de alta velocidade em São Paulo no segundo trimestre deste ano, entrando numa área dominada pela Telefônica Vivo. Meta é ter 400 mil domicílios cobertos em 2020
A startup brasileira fechou uma parceria com a montadora alemã para o desenvolvimento de um furgão que funcionará como droneport móvel. O plano de voo inclui ainda testes para o transporte de exames e vacinas com o Hermes Pardini, novos modelos e a busca de um aporte de até R$ 30 milhões
Para entender a onda tech na bolsa e o impacto em todo o ecossistema, acompanhe a reflexão de dois tech founders e veja um infográfico exclusivo. E mais: o que deve acontecer com o setor de festas e eventos quando tudo passar
Após receber um aporte do J.P. Morgan, em julho de 2020, a startup de infraestrutura de pagamentos e de Banking as a Service capta mais R$ 30 milhões atraindo sócios que devem abrir mais portas e alavancar o negócio da companhia
“Genius”, produção do canal National Geographic, mostra como a vida tumultuada da “maior cantora de todos os tempos” moldou a sua música, engajada na luta pelos direitos civis e no movimento feminista
Com um modelo digital de oferecer perfumes sob medida, a empresa foi a única brasileira a aparecer no relatório Ones to Watch 2021: Fragrance Discovery Innovators, elaborado pela consultoria de inovação e tendências WGSN
Conhecida pela qualidade de seus tintos e brancos, a vinícola argentina Catena Zapata faz seu primeiro vinho rosé, especialmente para o mercado brasileiro
Companhia diz que vai acelerar sua estratégia de fusões e aquisições em 2021 e que tem pelo menos dez negociações avançadas. Desde o IPO no ano passado, a Locaweb fez nove aquisições, que adicionaram R$ 112 milhões de receita recorrente
Em sua primeira divulgação de resultado depois do IPO, a empresa, dona dos sites Buscapé, Zoom e Bondfaro, diz que vai reforçar o conteúdo com aquisições. Estratégia conta ainda com o lançamento da sua plataforma de cashback, em maio
A Caoa Chery chegou a ser a 24ª colocada no ranking de vendas. Hoje, está na 11ª posição. O avanço segue uma fórmula do empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o Caoa, que já deu certo com Renault e Hyundai: marketing agressivo e preços competitivos
Especializada em agtechs, a gestora expande sua atuação internacional com um aporte na Verge Ag, startup que oferece uma solução para gestão de maquinário no campo e que já tem seus sistemas sendo usados no Brasil
Rafael Menin, copresidente da MRV, detalha a estratégia da empresa para criar um ecossistema de diferentes modelos de habitação, os planos de expansão e as perspectivas de listagem ou busca de sócios para essas novas operações
Aos poucos, o banco digital tem trabalhado para conquistar milhões de clientes não correntistas. Entenda como isso está se tornando uma das principais alavancas de crescimento da instituição financeira e o impacto em seu negócio
A Pfizer começa a testar, nos Estados Unidos, a vacina desenvolvida em parceria com a BioNTech em crianças de seis meses a 11 anos de idade. A imunização dessa faixa etária é crucial para o controle da pandemia do novo coronavírus
Brasil será palco de projeto-piloto da primeira loja física da marca, que terá uma fragrância criada pelo grupo suíço Firmenich. A iniciativa reforça a aposta da companhia no segmento premium de smartphones. O CEO da Motorola, José Cardoso, detalha o plano com exclusividade ao NeoFeed
Além do Big, vendido por R$ 7,5 bilhões ao Carrefour Brasil, a Advent investe também em outras empresas de varejo, como Kopenhagen, Fortbras e Allied. O sócio da gestora americana, Wilson Rosa, conta ao NeoFeed os princípios de como escolhe os ativos e o que faz para valorizá-los
Executivo vai assumir como “operating partner” do fundo na América Latina, além de head do Brasil. Sua missão é atuar em conjunto com o portfólio do Softbank na região
A americana Pacaso se tornou unicórnio em tempo recorde, superando a startup de patinetes elétricos Bird, com um modelo que permite que várias pessoas sejam coproprietárias de casas de veraneio
Com a compra da rede por R$ 7,5 bilhões, o grupo varejista francês pagou R$ 19,3 milhões por loja do Big. Se crescesse de forma orgânica, gastaria R$ 50 milhões. Noël Prioux, CEO do Carrefour no Brasil, explica o negócio
O empresário sempre atuou para consolidar o mercado. Não conseguiu quando comandava o Pão de Açúcar. Mas está cumprindo seu plano por meio do Carrefour. A compra do Big, ex-Walmart no Brasil, é prova disso. Saiba o que ele diz
A brasileira NeuralMed, que desenvolve algoritmos para analisar exames e aprimorar a triagem de pacientes nos hospitais, recebe um investimento de R$ 3,2 milhões liderado pelo BID e pelos fundos Alexia Ventures, Norte Ventures e MG Tech
Ao comprar o Big (ex-Walmart), o Carrefour Brasil cria uma empresa com faturamento de R$ 100 bilhões e coloca mais pressão sobre o rival Pão de Açúcar. Saiba como isso muda o jogo no varejo
As duas fintechs de crédito pessoal sem garantia, que se uniram no começo de março, criando a Open Co, receberam um aporte série C em rodada liderada por IFC e Goldman Sachs. Meta é emprestar R$ 1 bilhão em 2021. O fundador Sandro Reiss explica os planos
O aplicativo, famoso por atrair os investidores do varejo e por ter ficado no centro da “revolta das sardinhas”, fez o registro confidencial para uma abertura de capital na Nasdaq, que deve acontecer no segundo trimestre
Longe da rotina da família real britânica, Harry está assumindo o posto de Chief Impact Officer da BetterUp, startup americana de treinamento e saúde mental que já atraiu US$ 269,8 milhões em aportes e está avaliada em US$ 1,73 bilhão
Startup recebe aporte de US$ 425 milhões de uma extensa lista de investidores. Entre eles, o Soros Fund Management, do bilionário George Soros. D1 Capital, que liderou a rodada, e Altimeter Capital investem pela primeira vez em uma empresa brasileira
A Microsoft já tentou comprar TikTok e Pinterest. Agora, negocia a aquisição do serviço de chat Discord, que se encaixa em sua estratégia de jogos online. Amazon e Epic Games estão também na disputa pelo ativo
Em entrevista ao NeoFeed, o CEO da Getnet, Pedro Coutinho, fala sobre os planos de desmembrar a empresa do Santander e listar na B3 e na Nasdaq, conta sobre o processo de internacionalização da companhia, analisa o mercado e diz que “a guerra das maquininhas acabou”
Com mais de R$ 125 bilhões em custódia, a fintech de serviços de back office para o mercado financeiro levanta um aporte série B com o fundo de private equity americano FTV Capital. Os recursos serão usados para encorpar a plataforma de tecnologia da startup e para aquisições
Empresas como Tesla, Starlink, Airbnb, Uber e WhatsApp surgem inesperadamente e rapidamente destroem grande parte do valor das empresas existentes. Como se preparar para enfrentar essa tormenta digital
Uma das pioneiras no segmento de compra e venda de smartphones seminovos e recondicionados, a startup absorveu os negócios da concorrente no mercado brasileiro. E, de quebra, trouxe o Softbank para o seu quadro de acionistas
O fundador do Twitter vendeu seu primeiro tuíte como um NFT, token baseado na tecnologia blockchain, a mesma do bitcoin, reforçando a febre por essa classe de criptoativos que envolve ainda obras de arte digital e mundos imaginários em videogames
No início da pandemia, a empresa de delivery britânica foi socorrida por um investimento da Amazon para não ir à bancarrota. Agora, está prestes a abrir o capital e captar US$ 1,4 bilhão no que pode ser o maior IPO da bolsa de Londres em 10 anos
Uma nova safra de captações de empresas, como BRF, Suzano, Klabin e Amaggi, e de produtores brasileiros em títulos com compromissos socioambientais mostra o apetite de investidores estrangeiros e abre as porteiras para uma transformação no crédito agrícola
O Disney+ conquistou 100 milhões de assinantes com seu catálogo de clássicos. Mas isso deve mudar a partir de agora. Preparem-se para uma overdose de séries de super-heróis, como “Falcão e o Soldado Invernal”, e das disputas em uma galáxia muito distante
Em evento virtual do festival SXSW, o artista de hip hop 50 Cent, que já vendeu mais de 30 milhões de discos, falou da carreira como produtor e de seu principal sucesso, “Power”, a série da Starzplay que ganhou quatro “spin-offs”
Dono de grifes como Farm, Animale e Maria Filó, o grupo de moda Soma quer reforçar o canal digital da NV, comprada no ano passado, considerado muito aquém de seu potencial. A companhia vai investir na renovação dos fornecedores, dos sistemas de tecnologia e nas lojas físicas da marca
Governo chinês restringe o uso dos carros elétricos da montadora de Elon Musk por funcionários de empresas estatais e militares, alegando questões de segurança nacional. Esse é mais um lance das tensas relações comerciais entre os dois países
Presente em 42 países, a startup brasileira antecipa com exclusividade ao NeoFeed a abertura de um centro de distribuição na Holanda para consolidar sua presença na Europa. O cofundador e CEO Felipe Diz fala ainda sobre a expansão do seu app de delivery e a entrada no segmento de comida natural para pets
Nova Plataforma de Incentivo da Livelo auxilia empresas a oferecer liberdade na escolha de recompensas para os colaboradores pelo cumprimento de suas metas. A ferramenta já traz resultados sólidos para os clientes
A foodtech brasileira The New Butchers recebe a atenção – e o dinheiro – do fundo americano Lever VC, dos mesmos investidores que apostaram em ícones como Beyond Meat e Impossible Foods. Agora, ela vai acelerar lançamentos e aumentar a sua produção para expandir sua operação no Brasil e partir para o exterior
O processo de digitalização é duro, longo e árduo. Mas sempre existe um caminho mais rápido. O roteiro dessas empresas é conhecido: focar em ações de curto prazo e entregar números custe o que custar. O resultado: um tombo na próxima esquina
Criada em 2011, a Kaszek completa 10 anos com mais de US$ 1 bilhão de recursos captados e sete unicórnios no portfólio, Santiago Fossatti, sócio da gestora, explica o que busca em uma startup
Para Carlos Ferreirinha, presidente e fundador da MCF Consultoria, o planejamento de longo prazo das empresas dará lugar a uma capacidade de resposta rápida às transformações, motivadas por um público consumidor mais descentralizado
O Google se prepara para a recuperação econômica pós-pandemia nos EUA e prevê a volta dos funcionários aos escritórios em setembro. Para isso, vai investir US$ 7 bilhões na ampliação e abertura de novos centros
O NeoFeed apurou que o banco controlado pela família mineira Pentagna Guimarães contratou uma consultoria para encontrar um CEO com perfil de tecnologia. Entenda o que há por trás da decisão e como o BS2 está se posicionando
A fabricante alemã anunciou um ambicioso plano para acelerar sua transição de motores a combustão a elétricos para enfrentar a Tesla. Mas a estratégia vai além e prevê “transformar o carro em um software”, que pode ser constantemente atualizado
Ao eliminar uma indexação que prevaleceu por décadas, a concentração de renda que este sistema engendrou permanece. Seu fim levará muitos anos
A empresa de logística está estendendo o seu conhecido apetite por aquisições às startups do setor. A primeira delas é a plataforma Frenet. O fundador e CEO da Sequoia, Armando Marchesan, fala com exclusividade ao NeoFeed sobre essa estratégia e diz que pode entrar na disputa pelos Correios
O Morgan Stanley é o primeiro dos grandes bancos americanos a permitir que seus clientes milionários possam investir em fundos de bitcoin. É mais um passo importante na validação dos criptoativos pela ala mais tradicional do mercado financeiro
Em entrevista ao NeoFeed, Dennis Herszkowicz, presidente da Totvs, diz que segue em busca de novos ativos, afirma que não pagou caro pela RD Station, explica como será a integração e responde se tem interesse em comprar a Cielo
A Livelo foi ágil para adaptar o portfólio na pandemia. No lugar de viagens, produtos para a casa e itens da linha “faça você mesmo” ganharam espaço. Daniel Pagano, Chief Marketing & Operations Officer da empresa, explica por que essas e outras estratégias trouxeram resultados surpreendentes
No Brasil, alguns empresários estão dispostos a comprar vacinas de forma privada para seus próprios empregados. E até os magistrados estaduais alegaram correr risco de contágio por manusearem processos e pleiteiam o direito de serem vacinados prioritariamente. Seria isso eticamente aceitável?
Os novos negócios desenvolvidos para ir além dos PCs já respondem por 19% do faturamento da Positivo. Agora, a empresa entende que tem uma pista favorável para consolidar e escalar ainda mais essas ofertas. Hélio Rotenberg explica os próximos passos
Aplicativo de mensagens, que concorre com o WhatsApp, cresce de forma acelerada, mas tem dívida que vence no fim de abril. Além de buscar novos recursos, a companhia fundada pelo russo Pavel Durov vai oferecer espaços para anúncios em canais públicos neste ano
No primeiro passo da integração, que prevê sinergias de mais de R$ 150 milhões, as marcas apresentam a primeira coleção criada a quatro mãos, com os calçados da Reserva Go. Estratégia inclui internalização da distribuição, lançamentos com mais frequência e maior presença nas lojas multimarcas e franquias
Em artigo ao NeoFeed, Henrique Constantino, cofundador da Gol, conta por que decidiu escrever o livro em que revisita os 20 anos da história da companhia aérea, relembra vitórias e dificuldades, traumas e o esquema que levou ao seu afastamento dos negócios. E reforça: “Não cometam os erros que cometi”. Leia o primeiro capítulo com exclusividade
Além de CEO da Tesla, Musk agora é o Rei da Tecnologia da montadora de carros elétricos. O CFO Zach Kirkhorn acumula a função de Mestre da Moeda. Mais um dia “normal” no universo do empreendedor
Grupo de medicina diagnóstica lança um centro de saúde digital com serviços da empresa, mas que vai evoluir para um marketplace com outros laboratórios, oferta de telemedicina e farmácias. A presidente do Sabin, Lídia Abdalla, conta a estratégia com exclusividade ao NeoFeed
O Valor Latitude Acquisition, uma companhia de cheque em branco formada pelo Valor Capital, fundo de venture capital do ex-embaixador dos EUA no Brasil Clifford Sobel, pretende captar US$ 200 milhões na Nasdaq para investir em uma empresa de tech na América Latina
Thiago Maffra, escolhido por Guilherme Benchimol para assumir o comando da XP Inc., enviou uma carta para os funcionários do grupo contando sua história e o que vem pela frente. O NeoFeed teve acesso a carta e conta os detalhes
Em entrevista ao NeoFeed, Lucas Mendes, diretor-geral do WeWork no Brasil, fala, entre outros temas, sobre como a Covid-19 vem acelerando a tendência do modelo de trabalho híbrido, comportamento que vem abrindo oportunidades para a empresa se recuperar dos problemas vividos em 2019
O crítico inglês Steven Spurrier, morto no início de março, ficou famoso pelo evento conhecido como “O Julgamento de Paris”, em que vinhos da Califórnia venceram os grandes rótulos de Bordeaux em uma prova às cegas. Entenda a sua importância para a indústria do vinho
“Ammonite”, cinebiografia de Mary Anning, mostra como a pioneira em paleontologia do século 19 enfrentou o preconceito de uma elite científica machista que não lhe dava o crédito por suas descobertas
No novo livro “Será que isso presta?”, o comediante americano Jerry Seinfeld mescla relatos autobiográficos e textos que escreveu para seus shows de stand-up para contar uma das mais cultuadas trajetórias do humor moderno
Quatro meses depois de suspender sua oferta pública, o e-commerce de vinhos retoma esse plano com um novo roteiro, que passa por uma emissão de debêntures de R$ 120 milhões e pela preparação para um IPO na instrução 476. O CEO Marcelo D’Arienzo detalha essa e outras estratégias ao NeoFeed
A japonesa Toyota era a única dos grandes fabricantes de carros que não tinha um SUV nacional no mercado, o segmento mais lucrativo do momento. Com o Corolla Cross, ela quer disputar espaço com o Jeep Compass
A situação do País faz lembrar o filme em que as coisas mais bizarras acontecem de uma hora para outra. Essa semana, como já dizia o maestro Tom Jobim, mostrou que “o Brasil não é para principiantes”
A dona da Havaianas investe na extensão da marca a outras categorias, como vestuário e acessórios. Roberto Funari, CEO da empresa, detalha essa e outras estratégias, como expansão internacional, digitalização, revitalização do varejo físico, inovação e big data
O CEO global da Stellantis, o português Carlos Tavares, explicou seu modelo de gestão à frente da quarta maior montadora de carros do mundo, fusão da Fiat Chrysler e Peugeot Citroën. Ele deu autonomia para que os chefes regionais decidam que veículos produzir e para quais mercados. Tavares contou a estratégia ao NeoFeed
Mesmo com diversos de seus shoppings fechados, a Aliansce Sonae acredita que a recuperação do setor será mais rápida do que em 2020 e espera que o movimento retorne aos níveis normais ainda no primeiro semestre, com o avanço da vacinação
Em vários momentos, o BTG Pactual esteve por trás da Mosaico, dona dos sites Buscapé, Zoom e Bondfaro. Agora, o banco de André Esteves vai ser fundamental para a estratégia de cashback, uma das principais iniciativas pós-IPO da empresa