Quem pode se tornar um unicórnio em 2020? O Distrito, um ecossistema independente de startup no Brasil, fez sua aposta no estudo “A Corrida dos Unicórnios 2020”, divulgado nesta terça-feira, 19 de fevereiro.

O estudo escolheu 10 empresas que podem atingir uma avaliação bilionária em 2020. São elas, por ordem alfabética, Buser, CargoX, ContaAzul, Creditas, dr.consulta, MadeiraMadeira, Neon, Olist, Resultados Digitais e VTEX.

"A capacidade de levantar capital e do time de fundadores são a principal característica que faz de uma startup um unicórnio", disse ao NeoFeed Gustavo Gierun, sócio do Distrito.

Para escolher os candidatos, o Distrito levou em consideração ainda outros fatores, como o tempo entre as rodadas, o fator multiplicativo entre cada série de investimento, a evolução do número de funcionários, acesso ao site, seguidores em redes sociais, vagas em aberto e tamanho de mercado, entre outros indicadores.

No ano passado, o Distrito fez a mesma pesquisa. Dos eleitos em 2019, se tornaram unicórnios a Ebanx, QuintoAndar e Loggi. Faziam parte da lista Creditas, Neoway, ContaAzul, Grow, Resultados Digitais, VivaReal e CargoX.

As 10 startups aspirantes a unicórnio em 2020 levantaram somadas US$ 1,178 bilhão desde 2012. O ano passado foi o período em que mais captaram recursos: US$ 677,3 milhões. A mais antiga é a plataforma de comércio eletrônico VTEX, de 1999, e a novata entre as candidatas é a Buser, uma espécia de Uber dos ônibus.

Não há nenhuma mulher entre as startups que podem se tornar unicórnios

A média é de dois fundadores por cada startup. Mas todos eles são do sexo masculino. Não há nenhuma mulher entre as empresas que podem se tornar unicórnios. Apenas dois fundadores são estrangeiros: Sergio Furio, da fintech Creditas, que é espanhol, e Federico Vega, do Uber dos caminhões CargoX, que é argentino.

O Softbank é o fundo que mais tem startups entre as candidatas a unicórnio. O fundo do bilionário japonês Masayoshi Sun investiu na VTEX, na plataforma de comércio eletrônico MadeiraMadeira, na Creditas, no site que ajuda a vender em marketplaces Olist e na Buser.

A health tech dr.consulta tem como investidor principal a Kaszek Ventures. A startup de marketing digital Resultados Digitais conta com o Riverwood Capital e a Astella Investimentos. O banco Neon tem como principal investidor o General Atlantic e o CargoX, a Blackstone.

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.