No fim de março, durante a apresentação dos resultados de 2020, Fernando Cirne, CEO da Locaweb, disse a analistas que a empresa tinha dez conversas avançadas para aquisições. Um mês depois, a companhia começa a concretizar essa agenda.

A Locaweb anunciou a aquisição da Bling, companhia gaúcha de sistema de gestão empresarial (ERP) voltada ao segmento de pequenas e médias empresas, com mais de 200 integrações e baseada em um modelo de software como serviço.

Além de marcar a entrada da companhia no segmento de ERP, esse é o acordo de maior fôlego dentro da estratégia agressiva de aquisições que a Locaweb adotou desde o seu IPO, em fevereiro de 2020. A empresa vai desembolsar R$ 524,3 milhões pela Bling. A transação está sujeita ainda a ajustes de dívida líquida e capital de giro.

Segundo o fato relevante, os sócios da Bling terão o direito a receber eventual earnout, a depender do alcance de determinadas metas financeiras apuradas com base na receita operacional líquida da companhia.

Em linha com o apetite que vem demonstrando no mercado, especialmente depois de ter perdido a disputa pela RD Station para a Totvs, a Locaweb também anunciou a aquisição da totalidade das ações da Pagcerto, empresa que oferece uma plataforma de white label no segmento de subadquirência e de banking as a service. Segundo o grupo, esse portfólio será integrado à operação da Bling.

Fundada em 2009, em Bento Gonçalves (RS), a Bling vem ampliando o seu portfólio. Desde 2020, os clientes da empresa têm acesso a uma conta digital integrada ao ERP. Para os próximos meses, a empresa programa adicionar mais serviços a esse pacote, como PIX, adquirência e antecipação de recebíveis.

“Além da possibilidade de oferecer a plataforma para os mais de 400 mil clientes da Locaweb, o Bling continuará trabalhando de forma agnóstica, com novas integrações e atendendo as demandas de todo o mercado”, informou a Locaweb.

No comunicado, a empresa informou ainda que, nos últimos doze meses, a base de clientes pagantes da Bling cresceu 62% e que a receita anual recorrente da companhia foi de R$ 60 milhões no período, um salto de 79%.

Como parte da tese adotada pela Locaweb em suas aquisições, Antônio Nodari, fundador da Bling, seguirá como CEO da operação, assim como o time da companhia será mantido.

Em relatório, o BTG Pactual ressalta o fato de a aquisição ter sido a maior realizada pela companhia até o momento e observa que, com a Bling, a Locaweb incorpora “a última peça da mandala” ao seu ecossistema.

“Com a aquisição da Bling, a Locaweb entra no negócio de sistemas de gestão, tornando seu portfólio de serviços ainda mais robusto. A empresa tem mais de 400 mil clientes para os quais pode ofertar o sistema”, escreveram os analistas Carlos Sequeira e Osni Carfi.

A dupla destaca que o portfólio da Bling tem mais perspectivas de penetração na base de clientes da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb, especialmente entre as empresas que estão sendo adicionadas à carteira da divisão.

Os dois analistas mantêm a recomendação de compra para as ações do grupo e acrescentam que a Locaweb deve seguir entregando fusões e aquisições “poderosas”.

Com a Bling e a Pagcerto, a Locaweb completa dez aquisições desde a sua abertura de capital. Em 2021, já são cinco acordos, sob o impulso dos R$ 2,75 bilhões captados em um follow on, em fevereiro passado, dos quais, R$ 2,2 bilhões serão destinados a busca de ativos no mercado.

Em 2020, a Locaweb teve um lucro ajustado de R$ 41,6 milhões, alta de 47,7% sobre 2019. A receita líquida apurada foi de R$ 488,2 milhões, um crescimento de 26,6% na mesma base de comparação. Neste ano, as ações da companhia, avaliada em R$ 16 bilhões, acumulam alta de 36,36%.