Mark Zuckerberg está de olho no mercado brasileiro. Mas isso não tem nada a ver com a Meta ou com qualquer rede social. A atenção está na Beep Saúde, healthtech com serviços de vacinação e coleta de exames em domicílio.

Nesta quinta-feira, 3 de novembro, a startup anunciou um aporte de série C liderado pela Chan Zuckerberg Initiative (CZI), empresa de responsabilidade limitada criada por Zuckerberg e por Priscilla Chan para investir em projetos de saúde, educação e tecnologia.

A rodada foi coliderada pelo Bradesco e teve a participação de investidores que já haviam injetado dinheiro na operação, como Valor Capital, DNA Capital e David Vélez, CEO do Nubank.

Ao contrário dos aportes anteriores, este não teve o valor revelado. No entanto, em entrevista ao NeoFeed, Vander Corteze, CEO da Beep Saúde, disse que "este é um round muito maior do que o anterior".

Na rodada passada, feita em abril de 2021, a Beep levantou R$ 110 milhões em série B. Na época, a companhia foi avaliada em R$ 670 milhões. Corteze não revela o valor de mercado atual após a nova captação, mas diz que a cifra também é maior.

Este é o segundo investimento em uma startup brasileira feito pela iniciativa de Chan e Zuckerberg. No ano passado, a CZI participou da rodada de série E da Descomplica, de US$ 84,5 milhões liderado pelo Softbank e pela Invus Opportunities.

No exterior, a iniciativa de Chan e Zuckerberg já apostou em outras edtechs. Alguns nomes mais conhecidos são o da americana Handshake, que já levantou mais de US$ 434 milhões em aportes, e o da indiana Byjus, já avaliada em US$ 22 bilhões. Ao todo, a CZI diz que já investiu mais de US$ 150 milhões.

No caso da Beep, trata-se de uma aposta em healthtech fundada em 2016 e que cresceu ao oferecer um serviço de vacinação em domicílio. “A gente observou uma tendência enorme no mercado de e-commerce e de delivery e trouxemos este ângulo para a saúde”, afirma Corteze. A partir de 2020, a companhia estruturou uma nova unidade de negócios e passou a realizar exames simples na residência dos pacientes.

O valor captado na série C será utilizado justamente para impulsionar esta segunda frente, que envolve firmar parcerias com operadoras de saúde. A companhia já tem acordos com mais de 40 empresas do ramo, o que permite oferecer o serviço em seis estados brasileiros e para 5 milhões de segurados, o que representa mais de 10% dos pouco mais de 49 milhões de clientes de planos de saúde no país.

A expectativa é dobrar este número em um ou dois anos. “Existem operadoras verticalizadas e que não credenciam. A gente vê espaço para chegar em 10 milhões”, afirma Corteze. A estratégia neste sentido passa pela incorporação dos serviços da Beep em novos planos de saúde. “Vamos aumentar a contratação de operadoras do Distrito Federal, Paraná e Pernambuco, além de trazer mais operadoras regionais.”

Uma parte do dinheiro captado nesta rodada vai ajudar a estruturar novas unidades de negócios. Os planos ainda são mantidos em segredo, mas a startup demonstra interesse em mercados como saúde ocular, infusão de medicamentos e telemedicina. “O sonho grande é ser um aplicativo para pessoas quando elas pensam em saúde”, diz Corteze. “Queremos ser a Amazon da saúde.”

Crescimento com lucro

O novo aporte ocorre em um momento difícil para startups em estágio de growth e que enfrentam a cautela e os termos mais rigorosos nas negociações por aportes. “As empresas estavam se tornando máquinas de captação de recursos e perdendo o foco na lucratividade. Isso mudou bastante em 2022”, diz Corteze.

No caso da Beep, o empreendedor diz que a startup está com as finanças controladas e deve atingir o breakeven no primeiro semestre do ano que vem. A empresa não revela muitos números, mas diz que vinha dobrando de tamanho nos últimos anos e projeta receita de R$ 250 milhões em 2023.

“A gente teve que mostrar para os investidores que a Beep era capaz de se ajustar à nova orientação do mercado, que era balancear crescimento e lucratividade”, diz Corteze.

Questionado se não houve algum arrependimento de não ter captado no momento de alta do mercado, o empreendedor afirmou que “estaria mentindo se não tivesse pensado nisso”. No entanto, diz que este “foi um remédio amargo, mas necessário”.