O caminho de crescimento para a líder do setor de locação de veículos no Brasil não está totalmente asfaltado. Relatório do Santander mostra que os principais desafios para Localiza estão no segmento de seminovo, a partir do anúncio do governo federal de isenção na cobrança de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de alguns modelos zero-quilômetro menos poluentes e do aumento da presença de montadoras chinesas no mercado brasileiro.
No documento assinado pelos analistas Lucas Barbosa, Lucas Esteves e Gabriel Tinem, o Santander também aponta o cenário macroeconômico como uma pedra no caminho da companhia. “Na nossa visão, os principais desafios para a Localiza incluem volatilidade nas taxas de juros e nos preços dos veículos no Brasil, deterioração da atividade econômica e incertezas relacionadas a uma possível reforma tributária no Brasil.”
Nesse sentido, o banco reavaliou o preço-alvo das ações das empresas, previstas a alcançar R$ 58 no fim deste ano. Para o fim do ano que vem, o Santander calcula um preço-alvo de R$ 56. Ainda assim, os especialistas entendem que o volume é bem superior ao valor das ações vendidas atualmente.
Nesta terça-feira, 15 de julho, os papéis da companhia na B3 operavam estáveis, com alta de 0,16% às 15h15, negociados a R$ 36,66. No acumulado de 2025, a alta é de 13,85%. A companhia está avaliada em R$ 39,7 bilhões.
Em junho, analistas do BTG Pactual, XP e Goldman Sachs já apontavam o programa federal para baratear os carros no País como uma trava de crescimento para a empresa. Em maio do ano passado, o BTG já tinha feito uma redução grande no preço-alvo, passando de R$ 90 para R$ 70.
No caso dos seminovos, o Santander avalia que, ainda que com o incentivo federal, o volume de vendas deva desacelerar nos próximos meses, principalmente pela elevação da taxa de juros, atualmente projetada a 15% ao ano, o que impacta na concessão de financiamento bancário.
“Esperamos que o financiamento de veículos continue sendo um fator negativo ao longo do restante de 2025. Assumindo um crescimento de 10% ano a ano no saldo total de crédito automotivo no Brasil, estimamos que o número de compras de veículos novos e usados financiadas por bancos possa cair 5% em 2025”, dizem os analistas.
Na prática, a isenção total do IPI será aplicada apenas para carros de entrada no Brasil, que irão atender a condições do programa do governo. O imposto mínimo de IPI aplicado a esses produtos era de 5,27%.
“Com essa mudança, as locadoras de veículos provavelmente registrarão uma redução no valor de suas frotas para contabilizar uma possível perda no valor de mercado de parte dos carros usados que possuem na frota. Estimamos que essa perda seria equivalente a 1,3% da capitalização de mercado da Localiza”, afirma o relatório.
“Vemos esse benefício do IPI como prejudicial para o resultado financeiro no curto prazo, mas, no longo prazo, potencialmente neutro ou até positivo, dependendo do volume de compra de veículos nos próximos 18 meses."
Outro ponto de atenção visto pelo Santander foi o aumento no volume de vendas de veículos de montadoras chinesas, como a BYD, que vêm atuando de forma agressiva no Brasil para aumentar a participação de mercado, principalmente de veículos elétricos.
A questão, segundo o Santander, está no fato de que muitas dessas empresas estão com estoque alto desses veículos, a maior parte fabricada no fim de 2023 e enviados para o Brasil no segundo semestre. Como a vida útil das baterias é de cerca de oito anos, é possível que haja, em breve, um comportamento ainda mais forte em termos de preços e condições de pagamento, o que pode inibir o mercado nacional de aumentar os valores dos carros.
“Além disso, não descartamos um cenário de novas montadoras chinesas entrando no mercado brasileiro, considerando que mais de cinco marcas chinesas de carros ainda não estão presentes no Brasil”, afirma o banco.
Na previsão do Santander, a Localiza deve registrar queda de 3% no volume de aluguel de carros no segundo trimestre, em comparação com os números do primeiro trimestre. Em receita, a estimativa é de crescer 10% no período. Em comparação com o consenso de analistas, o resultado deve ser 3% abaixo.
No primeiro trimestre de 2025, a Localiza reportou aumento de 16,7% na receita líquida consolida, com R$ 10,1 bilhões. O lucro líquido alcançou R$ 842 milhões, alta de 14,8% sobre o mesmo período do ano anterior.