Palavras de formatura para os profissionais do futuro

As mensagens de otimismo e as lições de mais de três décadas de carreira para os jovens que estão se formando

0
547
Leia em 8 min

Em novembro de 2019, Leonel Andrade, presidente da CVC Corp, foi convidado para integrar uma sessão do Executive MBA do IESE, conceituadíssima escola de Barcelona, chamada de Global Leadership Series.

Junto a 40 alunos, ele liderou uma sessão sobre gestão e negócios, compartilhando sua experiência e visão com a turma. “Saí da conversa rejuvenescido e gratificado”, diz Andrade, que já presidiu empresas como Losango e Smiles.

Mas o melhor, diz Andrade, estava por vir. No mês passado, ele foi convidado, por escolha dos formandos, para ser o Keynote Speaker da cerimônia de graduação da classe de 2020.

A formatura aconteceu, no sábado 21 de novembro, e Andrade preparou um discurso que vale a pena ser compartilhado.

Trata-se de uma mensagem de otimismo e lições de vida acumuladas em mais 30 anos de carreira.

Leia a mensagem na íntegra:

Meus queridos formandos, vocês estão me dando um presente espetacular. Para minha gratificação, vocês me convidaram para estar aqui celebrando este momento único nas suas vidas. E uma vez que vocês me incluíram nele, ouso dizer que agora é um momento único nas nossas vidas.

A minha gloriosa missão aqui, passa por compartilhar pensamentos, recomendações e carinhosamente, de coração, fazer alguns pedidos.

Quando vejo sucesso pessoal ou profissional, não importa em que área de atuação, me ocorre sempre três comportamentos essenciais, a empatia, a emotividade e a gratidão. São esses os pensamentos que quero compartilhar com vocês.

A empatia é a nossa capacidade de ampliar nossa visão, de ver o mundo pelos olhos dos outros, de entender que todos estão certos dentro das suas perspectivas. Ser empático não significa ser agradável, muito menos estar apoiando incondicionalmente o outro. Antes disso, a empatia pressupõe conhecer o outro, abrir mão de qualquer preconceito e colocar respeito e compaixão nas relações.

Sejam empáticos, lembrem de que não se deve apenas tratar os outros como gostaríamos de ser tratados, antes disso, devemos tratar os outros como eles gostariam de ser tratados. Esta é a regra mais valiosa do relacionamento humano. E ela só é possível de acontecer quando verdadeiramente conhecemos o outro, abrindo mão de preconceitos e respeitando as diferenças. Por vezes isso se chama amor.

E a emotividade é a nossa base do amor. Vocês chegam aqui hoje muito mais preparados, aprenderam muito, conhecem dados, finanças, estratégias, tecnologias, inteligência artificial…. Que maravilha! Mas tudo isso muda e é substituível. Tudo passa, só emoção é que torna uma pessoa insubstituível!

A única maneira de ficar é ficar nos outros. Recordar vem do latim e significa passar de novo pelo coração. Ao final, só vamos lembrar do que passou pelo nosso coração, do que nos emocionou. Esquecemos atos e fatos, mas sempre recordamos sentimentos. Tenham a razão e a técnica como alicerces, pois são questões fundamentais, mas não são suficientes, apenas a emotividade nos torna insubstituíveis.

E a gratidão? Na maioria das vezes agradecemos por educação, oramos pedindo, celebramos pelos nossos feitos, e esquecemos que sem o outro nem estaríamos aqui. Nada, absolutamente nada que acontece nas nossas vidas, nem mesmo a nossa vida aconteceria, sem os outros.

Todos somos um fruto de alguém, nunca realizamos nada sozinhos, não valemos nada individualmente. Olhem para os lados, será que vocês chegariam aqui sem os outros? Pode haver maior razão para agradecer?

Pais orgulhosos, e eu sou um deles, estão hoje felizes e realizados pela conquista de cada um de vocês, reconhecendo o quanto vocês tornam a vida melhor e agradecendo ao mundo pela existência de vocês. Retribuam, pois a gratidão é o presente dobrado, o prazer estendido e o amor perfeito.

Muito bem, ao longo do programa de formação eu fui convidado a vir falar para vocês, e lembro que falamos muitos sobre estes pensamentos acima. Talvez vocês esperassem que eu falasse sobre técnicas de gestão, estratégia, marketing, finanças ou qualquer grande conhecimento de gestão de empresas. E foi exatamente sobre isso que falamos, pois não há maior diferencial competitivo do que a combinação de empatia, emotividade e gratidão.

No fim eu acho que valeu para todos nós, afinal vocês me convidaram para estar aqui celebrando este momento único, esta conquista única, e agora que são Masters in Business Administration eu tenho certeza de que vão buscar esses comportamentos, sendo empáticos, emotivos e gratos.

Mas eu seria superficial sem prosseguir com alguns desejos. Eu realmente desejo que vocês recebam alguns presentes especiais da vida.

Que vocês sofram marcantes derrotas nos negócios, pois seu competidor está no mundo para te fazer melhorar. Desejo boas perdas financeiras, pra que vocês tenham em mente que vão sobreviver mesmo sem sobras e saibam que o dinheiro é ótimo, mas não pode ser o Norte.

Que vocês sejam mal tratados e preteridos de vez em quando, pra valorizarem cada cliente como a razão maior da sua vida profissional. Que, pelo menos uma vez, vocês tenham uma avaliação injusta do chefe, pra que vocês sintam o tamanho da responsabilidade de liderar pessoas. E até mesmo que o azar apareça em algumas ocasiões, pra que vocês realmente saibam que são normais, e que não são melhores do que ninguém.

Desejo também que recebam alguns conselhos errados, pois eles te levarão a novos caminhos. Mas tenham cuidado com o que escutam por aí. Em especial com as pessoas que se dizem realizadas e que nunca se viram fazendo algo diferente do que fazem.

Elas estão iludindo, pois ninguém nasceu pronto e pra chegarem onde estão, por mais realizadas que estejam, elas tiveram que fazer muitas coisas que não gostavam. Talvez a maior diferença entre os que alcançam o sucesso vem do fato de que aceitaram realizar sacrifícios que outros não aceitaram.

Vejam este curso de MBA que vocês brilhantemente realizaram, quanto sacrifício, esforço e horas de sono perdidas. Mas hoje vocês estão muito mais preparados para os desafios. Agradeçam aos desafios, encarem os desafios, são eles que nos fazem crescer. Então eu finalmente desejo que vocês tenham imensos desafios na vida, que tenham a sorte de pegar encrencas monumentais.

Com a ajuda de tudo isso, uma certeza eu tenho, vocês vão longe na vida profissional. Vão se tornar altos executivos, notórios dirigentes públicos. Vocês estão fazendo por merecer, aprendendo, se aprimorando, trocando lazer por dedicação. Claro que vocês vão progredir, merecidamente, pois estão fazendo tudo certo, cada vez mais. Aqui dentro desta sala temos futuros CEOs, quem sabe algum futuro presidente do país?

E aí vão descobrir que há algo muito mais difícil e desafiador do que chegar lá. Por favor, prestem atenção, vocês estão apenas começando uma nova etapa e daí vem o mais difícil. Vocês só permanecerão no topo da carreira se se colocarem em segundo plano.

Somente o sucesso dos seus liderados, sejam eles subordinados ou cidadãos, é que vai garantir o sucesso de vocês. Os líderes sustentáveis cuidam dos outros, melhoram a vida dos outros, cuidam do planeta, da diversidade, ensinam e compartilham o que têm de melhor, e vibram verdadeiramente por cada conquista dos outros. Somente a felicidade e o sucesso dos outros é que pode transformar seu sucesso profissional em algo de valor.

Vocês podem ganhar dinheiro para adquirir muitas casas, mas três moradas são insubstituíveis. A primeira delas é o seu corpo, então meditem e se exercitem, leiam e aprendam, namorem e se amem, se divirtam, celebrem todos os dias a maravilhosa existência da vida. A segunda é o seu espírito, cuide do bem, honre o Deus que existe em você. E a terceira é o planeta, então se engaje na manutenção desse lugar espetacular.

As pessoas do bem cuidam de si, cuidam do corpo e do espírito. Não se matam pelo sucesso, não maltratam pelo sucesso e retribuem o sucesso, cuidando dos outros e do planeta. Sabem que caráter é o que se faz quando ninguém está olhando, sabem que coisas grandiosas acontecem baseadas em coisas pequenas. Sabem que a reputação grandiosa será formada por uma infinidade de ações, por detalhes pequenos e fundamentais. Se tornam imprescindíveis porque transformam o mundo num lugar muito melhor!

Este momento tão especial ilustra bem tudo o que eu disse acima. Para chegar aqui, pais, filhos, cônjuges, professores, funcionários, além de muitas outras pessoas, se colocaram em segundo plano para realizar este sonho de vocês. Eles se perpetuam no sucesso de vocês, isso é liderança com empatia, emotividade e gratidão. Propaguem isso quando estiverem liderando, afinal vocês são do bem!

Finalmente eu tenho duas recomendações e um pedido especial, para cada um de vocês.

A primeira recomendação é para que vocês confiem no destino, porque mesmo não o controlando, vocês sempre podem controlar as respostas a ele.

A segunda, e a mais importante recomendação, é para que vocês nunca percam tempo tentando serem melhores do que ninguém, mas aproveitem cada momento de suas existências para se transformarem em pessoas melhores.

E finalmente meu pedido especial. Vocês são donos de suas vidas, pelo amor de Deus, sejam felizes!

Muitíssimo obrigado por transformar a formatura de vocês num momento tão especial pra mim e para tantas outras pessoas.

Celebrem a vida, vocês são imprescindíveis e o mundo é um lugar muito melhor por conta da existência de vocês!!!

Parabéns e um beijo especial e eterno no coração de cada um de vocês.

*Leonel Andrade é CEO da CVC Corp e foi CEO da Smiles, Credicard e Losango Financeira. Ele também é membro do Conselho de Administração da BR Distribuidora e da Lojas Marisa. Além disso, faz palestras sobre gestão de pessoas e negócios.

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.

Leia também

Brand Stories