Insiders

Última Blockbuster em atividade no mundo estreia no “tapete vermelho” do Airbnb

Loja da rede de aluguel de filmes vai receber quatro visitantes por noite, em três datas, por US$ 4 a diária. Todos os “hóspedes” serão mimados com pipoca, pizza, snacks e clássicos dos anos 1990

 

Loja da Blockbuster convertida em Airbnb fica no estado de Oregon

E o “Oscar” de Airbnb mais inusitado vai para… a Blockbuster, a última loja da marca em atividade no mundo.

Na pequena cidade de Bend, no estado do Oregon, a única unidade “sobrevivente” da rede aluguel de filmes em VHS e DVD comemora 20 anos de operação abrindo suas portas para “hóspedes”. 

Nas noites dos dias 18, 19 e 20 de setembro, a loja vai receber três visitantes e seus respectivos convidados. No total, quatro pessoas por noites serão aceitas e, para honrar com as regras em vigor do departamento de saúde, a Blockbuster encoraja que os grupos sejam compostos por familiares. 

As estadias serão reservadas exclusivamente nesta segunda-feira, 17 de agosto, pela plataforma Airbnb.

Os sortudos que conseguirem essa oportunidade têm direito a curtir uma noite com muita pipoca, snacks e filmes clássicos da década de 1990 pré-selecionados ou qualquer outra “joia” que encontrarem no espaço. 

Para contemporizar a experiência, o cenário montado na loja é inspirado numa grande sala retrô, com direito a televisão de tubo, vídeo cassete e sofá-cama. 

O preço também é outro sucesso de público: US$ 4 por noite – apenas US$ 0,01 a mais do que um visitante desembolsaria para alugar um filme de estreia na Blockbuster.

Vale a pena ver de novo

Depois de reportar grandes prejuízos e se ver imersa em uma dívida de US$ 900 milhões, a rede Blockbuster pediu concordata em setembro de 2010. Gradualmente, cada uma das suas 9 mil unidades globais foram fechadas – com exceção desta loja, em Bend.

A companhia sucumbiu aos serviços de streaming. Curiosamente, no ano 2000, a Blockbuster deixou de comprar a Netflix, uma das responsáveis por sua ruína, por US$ 50 milhões.

Não se sabe se a operação da Blockbuster no Oregon é lucrativa e nem mesmo se a receita justifica a continuação das atividades, mas Sandi Harding, que é gerente da loja desde 2004, disse em entrevista à CNN que a decisão de manter as portas abertas é basicamente “nostálgica”.

“Continuamos para honrar com a memória de um tempo em que essas lojas brilhavam. Em que os membros vinham até aqui, com seus carteirinhas, para falar de títulos, devoluções e taxas de atraso numa verdadeira negociação cultural”, afirmou.

Segundo Harding, a própria comunidade foi quem encorajou essa chamada “noite Blockbuster”, que ganhou agora as manchetes.

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.

Leia também

UM CONTEÚDO:

NEOFEED REPORT

Baixe o relatório “O mapa de ataque das grandes empresas”

VÍDEOS

Assista aos programas CAFÉ COM INVESTIDOR e CONEXÃO CEO