As concessões rodoviárias no Brasil têm sido tradicionalmente vistas como uma simples gestão de ativos públicos, focadas na manutenção e operação das estradas. No entanto, deve-se olhá-las sob uma nova perspectiva. Essas concessões podem se transformar em plataformas multifuncionais, não apenas melhorando a infraestrutura viária, mas também agregando serviços essenciais à segurança pública, à saúde pública e à conectividade nas cidades limítrofes a suas áreas de influência.
Um dos principais desafios enfrentados por áreas urbanas adjacentes às rodovias é a segurança pública. A implementação de iluminação eficiente nas vias de acesso pode reduzir significativamente a criminalidade. Uma iluminação pública adequada não só proporciona uma sensação de segurança, mas também desestimula atividades ilícitas.
O teste realizado na concessão da Via Dutra, com iluminação de LED em toda sua extensão, já apresenta resultados evidentes, o que inspira ser adotado em outras concessões dentro de uma política pública focada.
Isso pode ser complementado pelo uso das câmeras de monitoramento inteligente ao longo das rodovias, que aumentariam ainda mais a segurança, permitindo a vigilância em tempo real e uma resposta rápida a incidentes. Já temos hoje, segundo dados da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), mais de seis mil câmeras instaladas e esse número vai aumentar consideravelmente, com a expansão do free flow – sistema de pedágio eletrônico sem cabines de atendimento ou cancelas para pagamento.
A integração dessas câmeras com as centrais de segurança das cidades, estados e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) poderia criar uma rede de proteção que abrangeria não apenas as rodovias, mas também as comunidades vizinhas, promovendo um ambiente mais seguro para motoristas e residentes.
Além da segurança, é fundamental considerar os serviços de saúde pública que são oferecidos ao longo das rodovias. O atendimento a acidentes é uma prioridade, mas a função vai além disso. Estruturas de primeiros socorros com mais de 500 ambulâncias, hoje em funcionamento 24 horas por dia, possibilita a realização de atendimentos emergenciais, incluindo a prestação de primeiros socorros não só em acidentes, mas até mesmo realizando partos de emergência, que às vezes, ocorrem durante viagens.
O teste realizado na concessão da Via Dutra, com iluminação de LED em toda sua extensão, já apresenta resultados evidentes, o que inspira ser adotado em outras concessões dentro de uma política pública focada
Esses serviços são vitais, pois podem salvar vidas e garantir que os pacientes recebam cuidados adequados rapidamente. A presença de equipes de saúde treinadas ao longo das rodovias representa mais uma funcionalidade importante complementar ao SUS – Sistema Único de Saúde.
As concessões rodoviárias vêm se tornando um vetor de conectividade. A oferta de internet de alta velocidade nas áreas ao redor das rodovias – já temos 10 concessões com essa previsão – vem mudando a dinâmica social e econômica dessas comunidades. Permite o acesso a recursos educacionais online e expandindo mercados para pequenas empresas.
A inclusão digital é um passo fundamental para o desenvolvimento econômico e social. Por meio da implementação de pontos de acesso wi-fi ao longo de todas as rodovias e nos acessos às cidades, será possível promover a inclusão digital e oferecer novas oportunidades aos moradores.
As repercussões econômicas e sociais nas cidades atendidas pelas rodovias com essa gama de serviços agregados são substanciais. O aprimoramento da infraestrutura rodoviária pode reduzir os custos de transporte e logística, beneficiando comerciantes e consumidores. O efeito multiplicador decorrente dos investimentos em rodovias pode criar um ciclo virtuoso de desenvolvimento.
À medida que mais infraestrutura é construída e serviços variados são agregados, aumentam as oportunidades de negócios que, por sua vez, atraem mais investimentos. Isso resulta em maior oferta de empregos e oportunidades de capacitação para a população, elevando não apenas a economia local, mas também contribuindo para o crescimento regional.
Essa nova abordagem para as concessões rodoviárias visa um modelo sustentável que integra aspectos sociais, econômicos e tecnológicos. Transformar as concessões rodoviárias em plataformas multifuncionais representa uma oportunidade para revitalizar não apenas as estradas, mas também as comunidades que dependem delas.
Dessa forma, não apenas otimiza os ativos públicos, mas ainda contribui para consolidar as rodovias concedidas como corredores de desenvolvimento econômico e social nas cidades que as cercam.
*George Santoro é secretário-executivo do Ministério dos Transportes