A Vos Investimentos foi criada há um ano e nesse período chegou a R$ 1 bilhão sob aconselhamento. Com o diferencial de ser um multi family office voltado para mulheres de grandes fortunas, as fundadoras decidiram estender essa especialização para uma consultoria de investimentos.
Elas estão lançando, na terça-feira, 18 de fevereiro, a Ava Invest, uma consultoria de investimentos para atender o público feminino que está no varejo alta renda. A ideia é atender patrimônios acima de R$ 1 milhão e dar foco em wealth planning, ou seja, ir além do serviço de assessoria de investimentos.
“Vimos que para fazer impacto tínhamos que chegar a tíquetes menores. Foi uma evolução natural e, com isso, pretendemos que as mulheres realizem os seus sonhos e cheguem a ser clientes da Vos”, diz Mariella Assumpção Gontijo, sócia-fundadora e CEO da Ava, ao NeoFeed.
A Ava, que deriva de Eva, que no hebraico significa 'vida' e no germânico 'desejo', foi criada a partir de várias pesquisas de finanças comportamentais com o público feminino no exterior e também feitas pela empresa aqui no Brasil. Com os resultados, ficou claro que era preciso materializar as necessidades de planejamento patrimonial. Para engajar mais as mulheres com suas finanças, a consultoria criou três pacotes de aconselhamento financeiro.
“O homem lida com o dinheiro mais do ponto de vista de poder, quanto mais melhor. A mulher o vê como meio para atingir algo. E os pacotes a fazem entender a lógica de fazer um planejamento financeiro, desde a contração de um seguro até mesmo crescer esse patrimônio”, afirma a diretora de investimentos Marta Zaidan.
O primeiro é chamado de pacote mulher empreendedora. Ele foi feito para orientar as mulheres que querem montar o próprio negócio, mas que sempre tiveram medo de não conseguir se sustentar até a empresa dar certo. Todos os estudos de finanças comportamentais mostram que as mulheres tendem a ser mais conservadoras com o dinheiro. Com mais segurança financeira, a ideia é que elas possam arriscar mais e tirar os projetos do papel.
O segundo é o pacote maternidade, que foi pensado para para a mulher autônoma ou para a empreendedora que não tem direito à licença, mas que tem de se planejar para ficar seis meses fora do mercado de trabalho. Esse conceito também se encaixa para qualquer mulher que tem o desejo de parar a carreira por um tempo maior na maternidade.
Por fim, há o pacote para as mulheres divorciadas ou em fase de divórcio. Elas estão passando por divisão de bens e precisam se encaixar na nova realidade financeira - muitas vezes elas nunca tiveram de tomar as rédeas da gestão do seu patrimônio. E novos pacotes estão sendo estruturados.

O modelo de negócio da Ava é a cobrança de um fee fixo com base no patrimônio total, devolvendo taxas e rebates, para quem quer um acompanhamento integral de seus investimentos. Mas há a possibilidade da contratação de serviços avulsos de planejamento patrimonial, que são cobrados à parte, para quem quer um apoio pontual.
Para manter o mesmo padrão de atendimento a grandes fortunas, o time da Ava é o mesmo da Vos. Sob a liderança de Gontijo, que foi superintendente do private do Itaú e ex-CEO do Lombard Odier no Brasil, estão Zaidan, que atuou por mais de 20 anos na Pragma MFO, Barbara Bina, diretora de riscos, atuou como chefe de risco e compliance do Itaú, em Zurique. E completam o time Vinicius Zani, ex-Consenso, e Daniela Pascowotch, ex-Itaú BBA.
Num primeiro momento, a consultoria de investimentos está atendendo clientes que chegam organicamente por indicação do multi family office, de forma presencial e online. Mas, aos poucos, a empresa quer atender mulheres de todo o País.
A empresa está contratando consultores de investimento em diversas regiões que tenham esse propósito de empoderar mulheres. Com o crescimento, tanto da Ava como da Vos, a empresa quer investir em tecnologia de consolidação de portfólios para atender a tíquetes realmente de varejo no futuro.
“Muitas mulheres ficaram afastadas da discussão do dinheiro, mesmo ganhando muito bem e sendo referência em seu meio profissional”, diz a Gontijo.
"Queremos mostrar que o mercado financeiro não é mais difícil que atender pacientes ou clientes. É um meio de dar valor ao rendimento conquistado com o trabalho”, complementa a sócia-fundadora e CEO da Ava.