EXPERTSHUMANAMENTE POSSÍVEL

Cada ano sai pior

Muitas organizações e muitos profissionais botam o bloco na rua e entram num processo ininterrupto de “piora” contínua. Vão morrendo ano após ano, até que desaparecem do mercado

 

Algumas décadas atrás havia em Salvador um bloco de carnaval chamado “Cada Ano Sai Pior”. Linda marca, original, mensagem clara e fatalista. Como toda boa marca, cumpriu o que prometeu, foi ficando cada vez pior e desapareceu. Acabou! Entregou 100% da sua proposta.

Apesar de não estar na marca, de forma tão explícita, muitas organizações e muitos profissionais têm trajetória semelhante. Botam o bloco na rua e entram num processo ininterrupto de “piora” contínua. Vão morrendo ano após ano, até que desaparecem do mercado. Quer garantir sucesso no desaparecimento? Basta adotar algumas práticas e manter o ritmo.

Vejamos algumas dicas infalíveis.

Você pode se tornar arrogante, adotar a máxima de que sabe tudo e começar a menosprezar a inteligência dos outros. Passar do ponto da autoconfiança e virar o senhor sabe tudo. Muito simples, o fim do trapezista é quando ele acredita que já sabe voar.

Outra dica é passar a tratar seus concorrentes como inimigos. Sem concorrência você não tem emprego, não tem evolução e emburrece. E não custa saber que competir vem do latim e significa empenhar-se junto, ou seja não tem nada a ver com alguém perder. Coloque seu competidor na linha de tiro, passe a olhar mais para o que ele faz do que para sua performance, justifique todos os seus problemas por conta da concorrência e blum! Aposto que seu negócio vai afundar.

Acha pouco? Então vai mais uma dica. Comece a achar que seu talento te sustenta e que é suficiente para o sucesso. Aqui pego uma carona em Angela Duckworth, que no seu livro Garra nos diz: “Sem esforço seu potencial não passa de algo não concretizado. Sem esforço, sua habilidade não passa do que você poderia ter feito, mas não fez. Com esforço, o talento se transforma em habilidade e, ao mesmo tempo, o esforço torna a habilidade produtiva”. É preciso suar, e muito!

Outra infalível. Você pode parar de aprender, pior anda, você pode perder a vontade de aprender. Não se esqueça de que todo santo dia você vai ficando desatualizado. Por exemplo, conheço muitos profissionais que não leem livros, nem jornais e revistas. Daí lembro de Mark Twain que disse: “Quem não quer ler não tem vantagem alguma sobre quem não sabe ler”.

Conheço muitos profissionais que não leem livros, nem jornais e revistas. Daí lembro de Mark Twain que disse: “Quem não quer ler não tem vantagem alguma sobre quem não sabe ler”

Mais fatal ainda é deixar que a ganância tome conta. Aí você começa a buscar atalhos e oportunidades, esquece que é o caráter que te ilumina e a ética que te sustenta. Uma grande vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena. Ser honesto, em vez de ser um padrão, infelizmente se tornou uma grande vantagem competitiva.

Para dar a minha última dica de hoje, você pode não ter gratidão. Ser grato vai muito além de dizer obrigado, embora isso seja essencial. Ser grato é ter em mente que os outros são muito mais importantes do que você, afinal eu te desafio a pensar em algo útil e bom na sua vida que não tenha tido alguém que te ajudou. Sem os outros você nem existiria.

Uma grande vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena. Ser honesto, em vez de ser um padrão, infelizmente se tornou uma grande vantagem competitiva

Este artigo foi propositalmente escrito para o lado errado, para dar errado, começando pelo título, conversa de carnaval. Mas vem a ser apenas uma provocação, um aperitivo para novas conversas. Nos próximos vamos mergulhar em direção a cada ano sair melhor, explorando como transformar cada dica acima em sucesso, sem heroísmo, mas com consistência. Afinal herói é o cara que correu pro lado errado.

*Leonel Andrade foi CEO da Smiles, Credicard e Losango Financeira. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da BR Distribuidora e da Lojas Marisa. Também faz palestras sobre gestão de pessoas e negócios.

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