Na sua carreira você tem errado bastante? Siga em frente, até porque você perde 100% dos pênaltis que deixa de cobrar. Se errar fosse um problema, como chegaríamos aos grandes acertos? Mas, por favor, procure sempre os erros inéditos, pois é melhor ser um errante do que um repetente.

Adoro uma colocação da Monja Coen: “Cada vez que erro, estou mais próximo do acerto e não mais distante. É menos um erro, e não mais um”.

Mas você é do bem, você nasceu para o acerto, para dar certo. Então, os erros são de sua responsabilidade, um caminho para a melhoria, não uma desculpa ou uma intenção. É muito mais barato e exitoso quando acertamos rápido, mas duro mesmo é errar e não aprender. Quem é do bem trata erros como investimento, como treinamento e desenvolvimento. Já alguns nunca erram, vejamos.

Os arrogantes não erram, colocam sempre a culpa nos outros, na situação econômica ou na concorrência desleal e irresponsável. E, com isso, perdem todo dia a oportunidade de crescer e de se aprimorar. E vão indo continuamente em direção a uma carreira frustrada, onde não dão certo, mas a culpa é dos outros.

É muito mais barato e exitoso quando acertamos rápido, mas duro mesmo é errar e não aprender

Os acomodados não erram, esperam o tempo passar e vão levando. Esses adoram a cultura de certas organizações, nas quais quem faz muito, erra muito. Quem faz pouco, erra pouco e quem não erra, é promovido. Conhece algum lugar assim? Conheça rápido, porque esse lugar não vai existir em breve, será mais uma empresa a ir para o cemitério.

Vejam: não é pregar o incentivo ao erro. Longe disso. Mas o erro é inerente à evolução e à criatividade. Basta ler a história dos maiores inventores ou empreendedores. Aos proativos, o céu é o limite, mas o caminho é cheio de deslizes e retomadas. E cada retomada é uma gratificação especial, uma nova vitória!

Thomas Edison, talvez o maior inventor de todos os tempos, fracassou muitas vezes antes de inventar a lâmpada incandescente, mas não deixou barato ao relatar como chegou ao sucesso depois de tantos tropeços. “Eu não falhei. Apenas descobri 10 mil maneiras que não funcionam”.

Em resumo, seus erros te levam aos seus acertos, e seus acertos te levam ao sucesso!!

*Leonel Andrade foi CEO da Smiles, Credicard e Losango Financeira. Atuou como membro dos Conselhos de Administração da Redecard, Elavon e Netpoints. Também faz palestras sobre gestão de pessoas e negócios.

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.