Construir uma carreira não é fácil, todos sabemos. E não existe elevador pra subir. Gosto muito de uma analogia que diz que na carreira se sobe de escada rolante. Isso mesmo, você entendeu certo, escada rolante.

Mas a escada está descendo e você tentando subir. Quanto mais se sobe, maiores são os desafios e as dificuldades. E lógico que, durante o percurso, sempre vão haver tombos e imprevistos. Mas isso é a beleza do negócio, o bom da vida profissional. Desafios, desafios, desafios...

Daí que valem duas coisas fundamentais, uma boa dose de planejamento e uma boa dose de sorte. Vamos por parte.

Antes de qualquer coisa, quero deixar claro que planejamento é algo fundamental para tudo. Já cansei de ver profissionais frustrados com expectativas mal desenhadas. Por exemplo, é muito comum ouvir de alguém palavras como “aos quarenta anos serei CEO”.

Eu sempre digo, cuidado com o que você quer, você pode não conseguir! Afinal quem decide se você será CEO não é você. Nem que será e nem quando será. Que tal mudar o plano para “aos quarenta anos estarei preparado para ser CEO”?

Aí a coisa muda. Temos um belo desafio e uma meta alinhada a uma visão. Gosto muito de uma frase de Bob Knight, muito usada por Bernardinho. "A vontade de se preparar precisa ser maior que a vontade de vencer". Pensando assim você vai buscar a excelência fundamental, ser cada vez melhor, todos os dias.

Que tal mudar o plano para “aos quarenta anos estarei preparado para ser CEO”?

Esse é o pensamento mais importante para uma carreira de sucesso. Incansavelmente buscar estar preparado para o próximo passo, podendo naturalmente estar pronto para ser CEO aos quarenta anos de idade, pra ilustrar o exemplo citado acima.

Chegando aos quarenta, vai que você dá sorte. Aparece uma vaga, você está por perto, tem reputação e credibilidade, sua gestão e capacidade de liderar são inspiradoras, quem vai tomar a decisão te conhece e confia em você. E ainda por cima, sorte das sortes, você está preparado. Bingo!!! Que bom, muita gente vai dizer que você tem sorte, e é verdade. Talvez o mais importante, quando a sorte te alcançou, você estava trabalhando.

E se você se preparou e não chegou lá? Ou outra pessoa foi escolhida? Azar, falta de sorte, perdeu? Nada disso, se você está preparado estará tranquilo, sabe que outras oportunidades virão. Só não pode é perder para si próprio. Parodiando Nelson Mandela, quando você está preparado, nunca perde, ou você ganha ou aprende.

E mais, se você está vivo, ainda dá tempo. Planejamento e preparação. Vai que a sorte chega! Aí é bom demais. Cuidado com o que você quer, você pode conseguir!

*Leonel Andrade foi CEO da Smiles, Credicard e Losango Financeira. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da BR Distribuidora. Também faz palestras sobre gestão de pessoas e negócios.

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.