Parte de uma estratégia de diversificação das fontes de receita, o PicPay está ingressando no mercado de publicidade. Depois de mais de seis meses de testes, o aplicativo financeiro está anunciando ao mercado que vai incorporar oficialmente publicidade dentro da sua plataforma.

Chamada da PicPay Ads, a nova vertical da startup conta com um time de cerca de 20 pessoas e foi criada no ano passado. A startup já atraiu mais de 20 empresas que veicularam propagandas no aplicativo. Entre elas estão a fabricante de eletrônicos Samsung, a rede de açougues Swift e a casa de apostas VaiDeBet.

“Estamos entrando no mercado de forma mais abrangente neste ano”, afirma Felipe Julião, executivo que comanda a frente de Ads do aplicativo, ao NeoFeed. Ele afirma que o objetivo é mirar em negócios maiores, campanhas robustas e com tíquete médio mais alto.

A companhia não revela dados de quanto investiu nesta frente e nem os resultados obtidos até agora, mas diz que pretende, em 2024, multiplicar em dez vezes os ganhos obtidos no ano passado.

As propagandas estão sendo exibidas somente em algumas áreas do aplicativo, mas principalmente nas notificações enviadas aos usuários (no aplicativo e em mensagens de e-mail) e na “home” do PicPay. A companhia diz que seu aplicativo conta com 3 bilhões de interações por mês.

Dois pontos jogam a favor do PicPay em sua busca por anunciantes. Um é o número de usuários que possui em seu aplicativo: 36 milhões. O outro é o fato de que o mercado de publicidade exige cada vez mais que as marcas direcionem seus conteúdos para o público que desejam realmente atingir.

Para fazer isso, as plataformas que exigem as campanhas podem municiar os anunciantes com dados sobre o perfil do público que acessa esses portais. “Possuir dados proprietários se tornou essencial no mercado atual”, afirma Julião. “Isso permite que você tenha uma grande capacidade de segmentação.”

Dados da consultoria eMarketer compartilhados pelo PicPay informam que o mercado de mídia digital movimentou US$ 8 bilhões no Brasil no ano passado. Deste montante, uma fatia de 80% foi dedicada aos conteúdos para dispositivos móveis.

Ao apostar em publicidade dentro de sua plataforma digital, o PicPay dá força para o movimento de retail media. No exterior, gigantes como Walmart e Amazon já traçaram suas estratégias para incorporar publicidade em suas plataformas. No Brasil, Magazine Luiza e Mercado Livre também estão seguindo este caminho.