A OpenAI, dona do ChatGPT, anunciou nesta quinta-feira, 25 de julho, uma versão de teste chamada de SearchGPT, no seu mais claro movimento para enfrentar o Google na área de buscas.

A ferramenta da OpenAI resumirá as informações encontradas em sites, incluindo portais de notícias, e permitirá que os usuários perguntem informações adicionais sobre o tema pesquisado, assim como fazem no ChatGPT.

“Durante décadas, a pesquisa tem sido uma forma fundamental para editores e criadores alcançarem os usuários”, escreveu a OpenAI em uma publicação em seus blog. “Agora, estamos usando IA para aprimorar essa experiência, destacando conteúdo de alta qualidade em uma interface de conversação com múltiplas oportunidades de envolvimento dos usuários”.

Na fase inicial, apenas um seleto grupo de usuários poderá testar a ferramenta. Nesse período, a OpenAI disse que está trabalhando com parceiros para obter informações sobre o seu funcionamento e planeja integrar os recursos de pesquisa ao ChatGPT.

Essa não é a primeira tentativa da OpenAI de desafiar o Google. Em maio, a Microsoft, maior investidora da empresa de inteligência artificial, informou que implementou o Bing, seu servidor de buscas, na versão do ChatGPT Plus.

O Google, no sentindo inverso, havia criado o Gemini, o seu próprio chatbot com inteligência artificial que sintetiza informações de múltiplas fontes na web, para disputar o espaço da pioneira OpenAI.

As ações da Alphabet, holding que controla o Google, caíram cerca de 3% durante o pregão na Nasdaq após o anúncio da novidade da OpenAI nessa quinta-feira.

Os custos da OpenAI

Ser pioneira em inteligência artificial tem seus custos. Uma análise feita pelo site The Information afirmou que a OpenAI pode perder até US$ 5 bilhões em 2024. Avaliada em US$ 80 bilhões, ela poderá precisar de mais dinheiro nos próximos 12 meses.

A conclusão, feita com base em dados financeiros internos da empresa, leva em conta o quanto se gasta para rodar o ChatGPT e para treinar os modelos de linguagem, além de estimativas de quanto custaria a equipe da empresa.

No último ano, a OpenAI faturou US$ 3,4 bilhões, de acordo com informações cedidas pelo CEO da companhia, Sam Altman, ao The Information.