O executivo italiano Pietro Labriola, que desde 2015 está no comando da TIM Brasil, foi confirmado como novo CEO da operadora Telecom Italia.

Ele já estava interinamente no cargo de diretor-geral da Telecom Italia desde novembro do ano passado, quando acumulou a função com a operação brasileira.

A TIM Brasil ainda não definiu o seu substituto. Mas, no mercado, comenta-se que o favorito para assumir o cargo é o nome de Alberto Griselli, atualmente Chief Revenue Offier da operadora brasileira.

A nomeação de Labriola como “capo” da Telecom Italia acontece em um momento em que a operadora enfrenta uma oferta hostil do fundo de private equity americano KKR, feita em novembro do ano passado.

A Vivendi, que é dona de 25% da Telecom Italia, tem criticado a oferta de 10,8 bilhões de euros feita pelo KKR dizendo que ela não reflete o valor da maior operadora de telefonia da Itália.

A missão de Labriola é desenhar um plano de negócios para reformular o endividado grupo italiano e assim enfrentar a proposta do KKR.

Labriola já elaborou uma proposta preliminar para separar as operações de rede fixa da empresa de seus negócios de serviços, disseram fontes à Reuters. A nova empresa ficaria com os ativos de infraestrutura e concentraria seus negócios somente no atacado.

Isso pode ajudar a reviver um plano antigo para unir os ativos de rede fixa da Telecom Italia com os da rival de fibra óptica Open Fiber, empresa da qual a Cassa Depositi e Prestiti (CDP), dono de uma fatia da operadora italiana, é sócia.

A CDP, que detém 60% da Open Fiber, emergiria como uma das principais interessadas em qualquer empreendimento de rede combinado com a TIM.

O plano alternativo para evitar a transação com a KKR deverá ser examinado pelo conselho de administração no dia 2 de março, quando serão também discutidos os resultados anuais da Telecom Italia.

Apesar da aparente reação da Vivendi à KKR, uma fonte do mercado de telecomunicações, com quem o NeoFeed conversou, acredita que a estratégia é apenas a de valorizar o ativo. “É tudo uma questão de preço”, disse essa fonte.

Labriola, que era CEO da TIM Brasil desde 2019, é o quinto executivo a assumir a Telecom Italia nos últimos seis anos. Antes dele, ocuparam o posto Marco Patuano, Flavio Cattaneo, Amos Genish, Luigi Gubitosi.