Durante boa parte do ano passado, a Infracommerce teve de lidar com as consequências de um alto nível de endividamento em sua operação e dos custos associados às seis aquisições que havia concretizado entre dezembro de 2020 e janeiro de 2022.

Esses impactos só começaram a ser minimizados em outubro, quando a empresa de full commerce levantou R$ 400,8 milhões em um aumento de capital privado e renegociou os termos de parcelas relativas a earnouts de M&As.

Agora, a companhia está interrompendo um hiato de exatos doze meses e voltando ao balcão. E com um acordo que ultrapassa as fronteiras do e-commerce brasileiro. A Infracommerce anunciou na manhã de segunda-feira, 9 de janeiro, a aquisição de 100% das ações da chilena Ecomsur.

"Nós não tínhamos mais o apetite para M&As como no passado", diz Marcelo Korber, diretor de relações institucionais da Infracommerce, ao NeoFeed. "A Ecomsur era o último player relevante de full commerce que havia sobrado e o nosso último alvo.”

Segundo fato relevante, o acordo será feito por meio da entrega de ações, com parte delas – 16,3 milhões de papéis – emitida pela Infracommerce, o que representa uma participação societária inferior a 5% do capital social da empresa brasileira.

A outra fatia das ações será emitida pela New Retail Limited, controlada da Infracommerce que concentra os ativos da companhia na América Latina. Nesse caso, a emissão representará uma participação minoritária de 20,5% dessa operação.

A Infracommerce informou que a definição da quantidade de ações foi feita baseada em valores superiores a R$ 5,01, o montante usado como referência no aumento de capital por subscrição privada realizado pela empresa em outubro passado.

No documento, a companhia afirmou que a transação integra sua estratégia de crescimento no segmento de full commerce na América Latina, região onde tem presença em oito países. A empresa ressaltou os ganhos do acordo, em especial, nos mercados do Chile e do México.

Outro ponto destacado é o fato de que o acordo marca a entrada da companhia no Panamá, país que é um hub estratégico para o atendimento de diversos países na região e que já estava incluído nos planos futuros de expansão da empresa.

Fundada em 2011, a Ecomsur tem operações ainda na Colômbia e no Peru, e um time de mais de 400 funcionários. Com um faturamento de US$ 24 milhões em 2022, a empresa atende uma carteira de mais de 70 clientes, que inclui nomes como Samsung, Levi’s, Phillips, Pandora e Hershey’s.

Além das sinergias comerciais, a Infracommerce acrescentou que já mapeou integração de custos. A empresa informou que, preliminarmente, a expectativa nessa frente é de um ganho de R$ 20 milhões em base anualizada, o que inclui reduções iniciais de despesas em tecnologia, hospedagem, meios de pagamento, custos administrativos e de logística.

A aquisição também é uma forma para que a Infracommerce se defenda de concorrentes que poderiam utilizar a companhia chilena como uma forma de escalar seus negócios na América Latina. “É um movimento que fecha qualquer porta para que a Ecomsur pudesse ser uma ameaça”, diz Korber.

Ainda que o deal tenha ocorrido somente agora, as conversas entre as partes já estavam em andamento, entre idas e vindas, desde antes da abertura de capital da Infracommerce, realizada em abril de 2021.

Com o acordo assinado, a aquisição passa para a fase de due diligence e após essa etapa, as companhias vão decidir como o processo de integração será realizado - o que deve acontecer somente a partir de 2024.

A Infracommerce está avaliada em R$ 1,41 bilhão. Em 2023, seus papéis acumulam uma valorização de 2,4%. Já nos últimos doze meses, as ações registram uma queda acumulada de 78,2%.

Colaborou Rodrigo Loureiro