A Amazon está mais uma vez diversificando seus negócios. Nesta sexta-feira, 5 de agosto, a companhia americana anunciou a aquisição da iRobot, empresa conhecida pela fabricação do robô aspirador de pó Roomba.

O acordo está sendo avaliado em US$ 1,7 bilhão, com a Amazon pagando US$ 61 por ação da iRobot em uma operação all-cash. O valor representa um prêmio de 22% sobre o preço de fechamento do papel da fabricante no pregão de quinta-feira na Nasdaq.

Com a notícia da aquisição, as ações da iRobot já subiram quase 20%, acima de US$ 59, na manhã desta sexta-feira. Mesmo assim, a cotação ainda está distante do pico registrado em fevereiro de 2021, quando os papéis da companhia chegaram a ser negociados por mais de US$ 121, elevando o valor de mercado da empresa para algo próximo de US$ 3,2 bilhões.

Ainda que o valor pago pela Amazon seja quase a metade do que a iRobot já chegou a valer, essa é uma das maiores aquisições já realizadas pela gigante americana. O valor só é menor do que o investimento realizado nas compras da Whole Foods (US$ 13,7 bilhões), da MGM (US$ 8,5 bilhões) e da 1Life Healthcare (US$ 3,9 bilhões).

Para a iRobot, o negócio chega em momento em que a companhia enfrenta problemas com suas vendas. A comercialização dos produtos da empresa teve queda de 30% no segundo trimestre deste ano, somando US$ 255,4 milhões. No período, o prejuízo reportado foi de US$ 43,4 milhões.

A companhia atribuiu o resultado ruim a três fatores: o aumento do valor do dólar em relação a outras moedas estrangeiras, a redução no número de pedidos e os problemas na cadeia de distribuição – algo que a Amazon poderia ajudar.

O Roomba não é o único produto da iRobot. A companhia ainda tem um robô especializado em lavar e passar pano e outro para purificar o ar. A empresa também comercializa um aspirador de pó manual.

A Amazon não informou como a operação da iRobot ficará estruturada sob o seu guarda-chuva. O que está confirmado é que Colin Angle, executivo que ocupava a posição de CEO na fabricante da Roomba, irá manter sua posição pelo menos até que o acordo seja concluído junto aos acionistas e órgãos legais.

O acordo também chama a atenção pelo fato de a Amazon ter lançado recentemente seu próprio robô – mas que não funciona como aspirador de pó. Batizado de Astro, o modelo é equipado com uma tela touchscreen de 10 polegadas e funciona como uma espécie de “Alexa-sobre-rodas”.

A Amazon vem intensificando sua estratégia de diversificação dos negócios nos últimos meses. No mês passado, começou a testar uma vacina contra o câncer e ampliou sua aposta em saúde, uma das ambições do CEO Andy Jassy. A empresa também reforçou sua operação logística e, no começo deste ano, passou a olhar mais de perto para os créditos de carbono.