A Intuit está encerrando uma de suas operações no Brasil. A desenvolvedora americana de programas voltados para contabilidade e gestão empresarial centrada em pequenas e médias empresas está informando seus clientes no País que o software QuickBooks Online está em fase de desativação.

O movimento coloca em dúvidas a presença da Intuit no Brasil. A companhia opera por aqui desde 2015, quando comprou a operação da ZeroPaper, dona de um software de gestão financeira para pequenos negócios. Desde então, ganhou terreno no mercado de PMEs com o QuickBooks.

A desativação ocorrerá em duas fases. A partir de outubro será impossível realizar novas assinaturas dessa oferta por empresas no Brasil. Para quem já é assinante, o software estará disponível para uso até o dia 30 de abril, conforme comunicado enviado pela companhia na manhã desta terça-feira, 27 de setembro.

“Em quase 40 anos de trabalho, aprendemos que, globalmente, temos capacidade para atender a todas as questões contábeis dos nossos clientes – sem a necessidade de oferecer condições específicas a mercados fora dos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá”, informou a empresa em comunicado.

“Essa não foi uma decisão simples e reflete a nossa aposta enquanto empresa de que os nossos esforços de expansão global serão liderados pela ferramenta Mailchimp", informou o comunicado. O software em questão, utilizado com uma ferramenta de e-mail marketing, foi comprado pela Intuit em setembro do ano passado, por US$ 12 bilhões.

Conforme apurou o NeoFeed, um dos motivos por trás da decisão está relacionado à burocracia do sistema tributário nacional. Tal complexidade obriga a desenvolvedora a adaptar o programa para que ele possa ser utilizado de acordo com as necessidades dos usuários brasileiros.

Fundada em 1983, a Intuit é uma das grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos e está avaliada na Nasdaq em US$ 113 bilhões. Além do QuickBooks e do MailChimp, a empresa comandada pelo executivo Sasan Goodarzi é também proprietária de marcas como TurboTax, Mint e Credit Karma.

Em seu último balanço financeiro, referente ao quarto trimestre fiscal da empresa e divulgado em agosto, a Intuit reportou receita de US$ 12,7 bilhões, 32% maior do que a registrada no ano fiscal anterior. O lucro ficou em US$ 2 bilhões.

A empresa não revela dados financeiros da operação de cada país, mas sabe-se que o Brasil era uma das principais apostas da empresa, principalmente em seu braço de serviços contábeis. Foi em solo brasileiro, aliás, que a Intuit desenvolveu seu primeiro hub pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias na América Latina.

Em outra prova da importância do mercado brasileiro para a Intuit, a companhia realizou diferentes campanhas de marketing ao longo dos últimos anos. Uma delas, feita em 2020, foi protagonizada pelo ator Fabio Porchat. No fim do ano passado, a empresa abriu vagas para a contratação de profissionais em áreas de tecnologia e customer experience.

Atualmente a operação local é liderada por Davi Viana, que assumiu o posto de country manager em janeiro do ano passado. Antes disso, o executivo havia fundado a fintech Avante e também passado por Totvs e Itaú Unibanco. Na Intuit, foi diretor de vendas no mercado brasileiro antes de ser promovido.

O NeoFeed procurou a Intuit para esclarecimentos sobre o futuro do negócio no Brasil, mas, até o momento, não obteve um posicionamento da companhia.