Após deixar o comando do Grupo SBF, Pedro Zemel fez sua primeira participação como CEO da Zamp na call de resultados da empresa na sexta-feira, 9 de maio. Mas, à parte dessa estreia, em que ele foi basicamente um ouvinte, a companhia seguiu um roteiro similar ao dos últimos trimestres.
No balanço do primeiro trimestre de 2025, a operadora das redes Burger King e Popeyes no Brasil mostrou avanços na reestruturação das operações recém-adquiridas do Starbucks e Subway. Esse processo, porém, ainda traz impactos no resultado da companhia.
Entretanto, é no portfólio de marcas que já estavam dentro desse menu que reside um dos sinais de alerta do balanço. E que foi destacado pelo CFO Gabriel Guimarães, que vinha ocupando o cargo de CEO interinamente, e liderou toda a apresentação na teleconferência.
“No Ebitda, apesar do crescimento de vendas, tivemos o início de uma pressão inflacionária”, disse o CFO. “Talvez não seja exatamente o início do ciclo, mas isso é consequência, principalmente, de uma curva de crescimento no preço da proteína bovina de mais de 30% nos últimos 12 meses”.
Essa dinâmica trouxe um impacto de 137 pontos base na margem bruta do Burger King, que ficou em 37,8% no trimestre. E se refletiu na margem bruta consolidada do grupo, que encerrou o trimestre com uma queda de 70 pontos base nessa linha, para 63,4%.
“Esse crescimento nessa curva é o principal ponto de preocupação. Já ajustamos preços no Burger King, mudamos um pouco a dinâmica, e é o que vamos perseguir ao longo do ano”, afirmou. “Estamos tentando equilibrar proteção de market share, ganho de tráfego com a evolução da margem bruta.”
Guimarães ressaltou, no entanto, que esse é um desafio setorial e que todos os players estão expostos a essa variável. E quem um dos benefícios de ter um portfólio diversificado de marcas é que, nesse contexto, uma bandeira como o Popeyes, pode se beneficiar.
No curto prazo, porém, há outros impactos. O Ebitda ajustado ficou em R$ 126,7 milhões, uma queda de 2,7%, e, a margem Ebitda, em 10,9%, uma retração de 1,7 ponto percentual. Já o custo da mercadoria vendida cresceu 14,8%, para R$ 424,4 milhões.
As despesas com vendas avançaram 12%, para R$ 663,7 milhões, enquanto as despesas gerais e administrativas recuaram 9,7%, para R$ 70 milhões. A dívida líquida teve queda de 9,6%, para R$ 743,1 milhões, e a alavancagem, de 2,2 vezes, veio no mesmo patamar de igual período de 2024.
“Já colocamos os investimentos, mas a maturação das operações ainda não veio na capacidade máxima”, disse Guimarães, referindo-se ao turnaround de Starbucks e Subway. “E ainda teve uma interferência de despesas que têm um caráter muito mais de one-off, que não serão carregadas no decorrer do ano.”
Ele também ressaltou alguns dos avanços nas duas marcas. Entre eles, o crescimento nas vendas mesmas lojas de 20,4%, na Subway, e de 16,1%, no Starbucks. No trimestre, a primeira teve uma receita bruta de R$ 539,7 milhões e, a segunda, vendas líquidas de R$ 50,9 milhões.
Entre janeiro e março, a receita operacional líquida da operação foi de R$ 1,15 bilhão, alta anual de 12,6%. Principal opção no menu da companhia, o Burger King reportou um crescimento de 6% nessa linha, para R$ 1 bilhão.
Em outros números do trimestre, a Zamp reportou um prejuízo líquido de R$ 43,5 milhões, o que representou uma redução de 52,1% em relação à perda registrada pelo grupo em igual período, um ano antes.
Entretanto, se o balanço trouxe poucas novidades em termos de grandes avanços ou perdas, no que diz respeito às ações do grupo, o comportamento foi diferente daquele registrado há dois meses, na divulgação do resultado do quarto trimestre e do ano consolidado de 2024.
Naquela oportunidade, as ações abriram o dia em queda de mais de 10% e fecharam o pregão com uma retração de 15,48%. Hoje, os papéis começaram as negociações caindo mais de 4% e chegaram a recuar mais de 6% antes do fim da manhã.
Finalizada a call, as ações reverteram a tendência e, por volta das 14h40, tinham 2% de ganho, cotadas a R$ 3,06. Em 2025, os papéis registram uma valorização de 45,7%. A empresa está avaliada em R$ 1,24 bilhão.