O BTG Pactual está lançando nesta segunda-feira, 30 de outubro, sua plataforma internacional plugada aos Estados Unidos para o varejo integrada à conta bancária.

Os clientes terão acesso a uma conta em dólar e serviços bancários, como saques, pagamentos e transferências, cartão de débito internacional para compras em lojas físicas ou online, acesso às carteiras digitais Apple Pay e Google Pay.

A conta internacional faz parte da estratégia de expansão internacional do BTG Pactual, que recentemente teve a aprovação da compra do banco FIS em Luxemburgo, ampliando a capacidade de atuação dos escritórios em Portugal, Espanha e Reino Unido.

A plataforma internacional de investimento dá acesso a bolsa americana, como ações, ETFs, ADRs e REITs (os fundos imobiliários americanos). Segundo o BTG Pactual, novos produtos vão entrar na prateleira nos próximos meses, como fundos de investimentos e renda fixa.

Para abrir a conta internacional de varejo (o cliente private já tinha essa opção no banco) é preciso ter a conta BTG Investimentos e BTG Banking ativas no Brasil. Não há custo para abertura das contas e clientes que já investem no banco poderão ter isenção de mensalidade. Não há também tíquete mínimo.

A plataforma também permite a transferência de custódia e os clientes poderão transferir ativos de outras instituições para a sua conta internacional de investimentos no BTG. Entre outros benefícios estão o acesso aos conteúdos de research e integração com plataforma de cálculo de impostos.

O BTG está chegando atrasado nesse mercado, que já conta com o Inter, a XP, a Avenue (que foi comprada pelo Itaú em 2022), C6,  Bradesco , entre outros. Uma das razões para isso foi ter optado por criar essa plataforma do zero dentro de casa em vez de comprar ou fazer uma parceria com um prestador de serviços como outros players.

“Comprar é caro, mas se lança mais rápido. Parceria coloca no desconforto de poder perder o controle do serviço. E desenvolver do zero é mais barato, mas demora mais tempo", diz Marcelo Flora, sócio responsável pelas plataformas digitais do BTG Pactual, em entrevista ao NeoFeed.

De acordo com ele, o BTG Pactual levou em consideração a conjuntura macroeconômica e o pouco apetite pelo mercado internacional, o que daria tempo para o banco de André Esteves montar algo do zero. "E estamos lançando agora, com os juros em queda”, afirma Flora.

O tamanho que esse mercado deve ter é uma incógnita. Um estudo da XP, divulgado na época do lançamento da sua plataforma internacional em 2022, mostrou que nos próximos três anos o segmento de varejo deve ter entre R$ 50 bilhões e R$ 60 bilhões de reais offshore.

A previsão da XP era conquistar pelo menos metade desse mercado, um número significativo, porém, muito pequeno perto do total do segmento de alta renda, que possui mais de R$ 1 trilhão.

Mas a aposta de todos esses players é que, no longo prazo, a fatia poderá ser maior. E, mais do que investir lá fora, o cliente quer consumir no exterior. E, por isso, a conta internacional pode ser tão atrativa.

Os bancos acreditam também que podem educar o cliente sobre o poder da diversificação internacional. Sendo assim um combo de venda de produtos e serviços.