A Consórcio Embracon está crescendo em um ritmo de 49% no ano. Até abril, a empresa alcançou um faturamento de R$ 7 bilhões. Com a meta de superar R$ 16 bilhões até o fim do ano, uma expansão de 30% sobre 2023, a empresa aposta na ampliação dos canais de distribuição.
O resultado é fruto de uma estratégia de ampliar os canais de distribuição que tem como objetivo levar a um crescimento de 30% no ano em relação ao ano passado. O plano mais ousado é chegar este ano a 100 franquias.
No ano passado, a empresa iniciou uma expansão por esse modelo e já tem 12 lojas. Já estão aprovadas 85 novas filiais, que estão em fase de implementação para iniciarem operação ainda este ano. Elas exigem um investimento inicial de R$ 100 mil e prometem um faturamento médio mensal de R$ 3 milhões.
“Temos bastante presença no Sudeste, que é onde mais se vende consórcio. Mas queremos expandir para todo o País e por meio de franquias fazemos isso a um custo reduzido. Estamos focando principalmente na região Sul e Nordeste”, diz Luis Toscano, vice-presidente de negócios da Embracon, ao NeoFeed.
Se as franquias ainda representam apenas 3% do faturamento, a Embracon tem como principal canal a venda direta, responsável por 57% da receita. Esse formato pode ser online ou pelas 100 filiais espalhadas pelo Brasil. E mais quatro estão sendo abertas este ano: em São Paulo (Interlagos), Salvador, Rio de Janeiro e Curitiba.
“O consórcio tem sido um produto cada vez mais conhecido entre os brasileiros e acreditamos que tem muito ainda a crescer, já que hoje tem penetração em cerca de 5% da população apenas. Estamos investindo em marketing e já dobramos os leads gerados este ano e também na expansão dos canais”, diz Toscano.
Quinto maior player independente do setor de consórcios, a Embracon vai continuar ampliando os canais de distribuição. O segundo mais importante para a empresa tem sido o de parcerias, que teve início em 2016.
As parcerias podem ser tanto de forma exclusiva por meio de whitelabel, como prestando serviços de administração de consórcios e também no varejo, para empresas que vendem para várias administradoras.
Já são mais de 600 parceiros, entre eles cooperativas como Cresol, CredSis e Unicred e grandes marcas automotivas como as montadoras Renault e Nissan e o Grupo Stellantis, e grupos financeiros, como o Banestes e mais recentemente a XP, anunciada no mês passado.
A parceria com a XP veio após as assessorias de investimento buscarem o produto como instrumento de planejamento patrimonial. Como a Embracon possui produtos para todos os perfis de clientes (consórcios de imóveis, automóveis, pesados, motos e serviços), desde o consumidor descapitalizado ao capitalizado, que possui investimentos e não quer perder seus rendimentos, chamou a atenção do mercado.
“Temos um grande fit com as assessorias, porque elas buscam manter os investimentos dos seus clientes, mas se eles querem consumir resgatam. Com o consórcio, a assessoria não só vende um produto a mais como o mantém aplicado para pagar o consórcio. E todo mundo sai ganhando com esse planejamento patrimonial sem uso de crédito”, diz o executivo da Embracon.
O setor de consórcios cresceu 25,6% em 2023 e atingiu R$ 317 bilhões de faturamento, algo que deve ser superado este ano. O setor cresceu 12% no primeiro trimestre de 2024, batendo R$ 77 bilhões com mais de 10 milhões de participantes. Os bancos ainda são os grandes players desse mercado, sendo os maiores o Bradesco e a BB Consórcios.
Nesse cenário, a Embracon mira estar entre as maiores independentes, não ligadas às instituições financeiras. Para isso, a empresa tem investido em tecnologia como inteligência artificial para atender ao consorciado, mas sem abrir mão de qualificar seus consultores.
“Investimos muito em tecnologia e hoje no site já é possível fazer várias simulações e comprar tudo online. Mas esse é um segmento especializado, e é preciso um trabalho de consultoria para entender demandas específicas e atender as demandas dos clientes durante o consórcio”, afirma Toscano.