Este é um ano fundamental para o Brasil. E quero dar a minha contribuição. Por isso, aos 85 anos, depois de uma vida consolidada como empresário e, mais recentemente, à frente de uma empresa de investimentos, a Península Participações, estou me reinventando e agreguei uma nova carreira: a de apresentador de TV. Estreia neste domingo, 22 de maio, às 21h, na CNN, o “Olhares Brasileiros, com Abilio Diniz”.

A ideia do programa é trazer olhares e vozes de diferentes atores da nossa sociedade com uma coisa em comum: são todos, como eu, comprometidos com o nosso país e referência em suas áreas de atuação. A escalação dos convidados já está pronta: KondZilla, Jorge Paulo Lemann, Camila Farani, Rubens Ometto, padre Fabio de Mello, Rita Lobo, Nizan Guanaes e Gilberto Gil.

Debaterei caminhos para o nosso país voltar a crescer de forma sustentável, gerando empregos, renda e bem-estar à nossa população. E isso não envolve apenas política e economia, mas também cultura, educação, alimentação, espiritualidade.

As eleições deste ano, como todas as eleições, são uma oportunidade fundamental e acessível para começarmos a construir um futuro melhor para todos os brasileiros e brasileiras. Mas o pleito deste ano, dado o momento geral da nação e do mundo, ganham talvez uma relevância ainda maior.

Temos desafios imensos, mas uma conjuntura que pode trazer oportunidades. Um ciclo de alta nas commodities já está em curso, com potencial enorme de trazer mais recursos para o Brasil. E, desta vez, precisamos fazer com que ele ajude a gerar ganhos transformacionais e sustentáveis, que levem o desenvolvimento socioeconômico a um novo patamar.

Um ciclo de alta nas commodities já está em curso, com potencial enorme de trazer mais recursos para o Brasil. E, desta vez, precisamos fazer com que ele ajude a gerar ganhos transformacionais e sustentáveis, que levem o desenvolvimento socioeconômico a um novo patamar

Ao ouvir meus convidados e convidadas falando sobre suas visões e trajetórias de vida, fiquei ainda mais convencido de que o Brasil tem tudo para ser um país mais desenvolvido e mais justo. Alguns deles superaram dificuldades tremendas e barreiras que pareciam intransponíveis para alcançar o sucesso. Tornaram-se, assim, provas do que o nosso enorme potencial pode construir quando nutrido e realizado: riqueza material e espiritual, inteligência e criatividade, generosidade e amor.

Espero que, através dos olhares desses brasileiros e brasileiras notáveis, possamos neste ano tão importante enxergar um rumo para um Brasil maior, um Brasil mais feliz e mais próspero que todos nós desejamos.

*Abilio Diniz é presidente do Conselho de Administração da Península Participações