Negócios

Em sua maior aquisição, Magazine Luiza compra KaBuM! por mais de R$ 3,8 bilhões

A transação da plataforma de e-commerce de games e tecnologia será paga em dinheiro e ações.  Ao mesmo tempo, o Magazine Luiza anuncia follow on para aquisições estratégicas e outras iniciativas de expansão

 

Em sua maior aquisição, o Magazine Luiza acaba de adquirir a plataforma de e-commerce de games e tecnologia KaBuM! por mais de R$ 3,8 bilhões em dinheiro e ações, informou a companhia por meio de fato relevante nesta manhã de quinta-feira, 15 de julho.

O pagamento da aquisição será feito em três etapas. A primeira envolve R$ 1 bilhão em dinheiro, que será pago no fechamento do acordo. A segunda envolve a transferência de 75 milhões de ações ordinárias do Magalu, ao longo de um ano e meio. A terceira, de até 50 milhões de ações, ocorrerá em janeiro de 2024 e será condicionada ao cumprimento de metas do KaBuM!.

No total, a transação é avaliada em mais de R$ 3,8 bilhões, considerando-se o valor das ações do Magazine Luiza, na quarta-feira, 14 de julho, quando fecharam cotadas a R$ 22,93.

O Magazine Luiza também informou a realização de um follow-on, que deve emitir 150 milhões de novas ações. O sindicato de bancos responsável pela operação é liderado por Itaú e BTG Pactual e conta ainda com J.P. Morgan, Merril Lynch, Banco do Brasil, Bradesco, Goldman Sachs, Morgan Stanley, Santander e XP.

Os recursos captados terão como destino a expansão do Magalu em novos mercados, investimentos em logística, com abertura de novos centros e hubs de distribuição, e o pagamento de aquisições estratégicas.

Uma delas é a da Hub Fintech, realizada em dezembro de 2020, cuja compra – de R$ 290 milhões  – foi concluída recentemente, após aprovações pelo Cade e Banco Central. Os recursos também serão usados para pagar a KaBum!.

“Com a compra do KaBuM!, nos consolidamos como um dos líderes do e-commerce formal brasileiro e reforçamos nossa atuação em um dos mercados que mais crescem no mundo — o de produtos para geeks e gamers”, diz Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza, em comunicado.

O KaBum! conta com 2 milhões de clientes ativos e mais de 20 mil produtos em sua plataforma, que inclui computadores, periféricos e produtos para o universo gamer. É também um dos precursores em esportes eletrônicos no Brasil, sendo responsável pela criação de uma das principais equipes de League of Legends no País.

Em 2020, as vendas do KaBuM! mais do que dobraram, crescendo 128%. Nos primeiros cinco meses de 2021, a expansão foi de 62%, na comparação com o mesmo período do  ano passado. Nos últimos 12 meses, a receita bruta do KaBum! superou a marca de R$ 3,4 bilhões. O lucro líquido, por sua vez, atingiu R$ 312 milhões.

“Esse nível de rentabilidade apresentado pelo Kabum não é comum em players de e-commerce, o que mostra a eficiência da gestão da companhia”, afirma Trajano. “Isso mostra que a empresa é muito alinhada com a filosofia do Magalu, que também apresenta crescimento acelerado com resultados sustentáveis.”

Leia também

UM CONTEÚDO:

BRAND STORIES

VÍDEOS

Assista aos programas CAFÉ COM INVESTIDOR e CONEXÃO CEO