Nos anos 1980, a atriz americana Jane Fonda fez sucesso na tevê americana com um programa de ginástica. Em época de isolamento social, nada mais apropriado do que fazer seus exercícios em casa para manter a forma.

Aproveitando esse novo cenário, os vídeos de ginástica de Jane Fonda estão de volta. A atriz, que tem sete indicações ao Oscar e venceu duas vezes, resolveu exercitar suas musculaturas físicas (e políticas) no TikTok, rede social de compartilhamento de vídeos de curta duração.

Acumulando 1,2 milhão de seguidores logo nas primeiras horas de atividade na plataforma, a americana aparece deitada sobre uma espécie de tapete de yoga. Com calça tipo legging e uma blusa de manga comprida, Fonda ensina exercícios como fazia na década de 1980.

A atriz, filha do famoso ator Henry Fonda, acumulava fama por seus trabalhos como modelo, mas virou se tornou um ícone internacional ao gravar, entre 1982 e 1995, vídeos de ginásticas aeróbicas embaladas por músicas dançantes. A "performance" acontecia com roupas coladas e super coloridas.

Dispensando os trajes "chamativos" de outrora, a americana, hoje com 82 anos, compartilhou uma série de movimentos de baixa intensidade da rede social. O vídeo, na verdade, é um pretexto para Jane Fonda falar de seus “exercícios” como ativista.

"Quer saber? Tem muita ginástica na tevê e no computador, mas eu queria que você malhasse comigo pelo futuro", diz ela na mensagem.

Jane Fonda é uma incansável ativista que luta por bandeiras climáticas. Desde outubro do ano passado, ela se comprometeu a protestar todas as sextas-feiras em frente ao Capitólio, prédio onde se reúne o Poder Legislativo, em Washington DC.

A iniciativa, que ganhou o nome de Fire Drill Friday, rendeu à celebridade cinco visitas à delegacia – na maioria das vezes, algemada. Em uma das ocasiões, chegou a passar uma noite na cela.

O vídeo, na verdade, é um pretexto para Jane Fonda falar de seus “exercícios” como ativista.

À imprensa, Fonda declarou que será presa quantas vezes for necessário para que sua mensagem sobre o aquecimento global seja escutada. Além dela, outros famosos, como os atores Ted Danson, Rosanna Arquette e Sam Waterson também foram presos ao protestar ao lado de Fonda. Esse tipo de prisão acontece mediante acusações de aglomeração, perturbação da ordem pública ou obstrução de caminho.

Agora, diante das regras de distanciamento social, a incansável atriz está decidida a manter viva a sua tradição de protestar às sextas, mas seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. Fonda e seus apoiadores tornaram, então, o Fire Grill Friday em um evento virtual.

Na sexta-feira, 3 de abril, aconteceu o primeiro encontro digital, hospedado na página do Greenpeace, parceiro de Fonda e da causa, no Zoom, plataforma de conferências em vídeo. O número de acessos foi tão grande que a conexão encontrou problemas antes de cair de vez – agora, os organizadores garantem que o problema foi resolvido.

O TikTok conta com 800 milhões de usuários ativo e foi considerado o aplicativo mais baixado no mundo em fevereiro de 2020. Desde janeiro do ano passado, o app foi instalado 104,7 milhões de vezes – um aumento de 46% em relação a 2018.

Esses dados colocam a rede chinesa como a única dentro do "Top 5 de downloads" a não pertencer ao Facebook. Com esses números, o aplicativo, que pertence à chinesa ByteDance, se transformou num pesadelo para o Instagram e YouTube, que estão copiando seus recursos.

O Brasil é o segundo mercado que mais cresce para o TikTok, atrás apenas da Índia, com mais de 7 milhões de usuários em dezembro do ano passado.

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.