No mundo de venture capital, é comum que empreendedores, depois de venderem suas empresas, passem para o outro lado do balcão. Não faltam exemplos de profissionais que se tornaram investidores.

Romero Rodrigues, fundador do Buscapé, está na Redpoint eventures. Nicolas Szekasy e Hernan Kazah, do mercado livre, criaram o Kaszek. E Marc Andreessen, fundador da Netscape, é um dos investidores mais influentes do Vale do Silício com a Andreessen Horowitz.

Alex Szapiro

A lista é extensa – dá para citar diversos outros nomes. Mas um executivo, que fez longa carreira nas principais empresas de tecnologia globais, migrar para um venture capital é algo raro.

Esse é o caminho que está trilhando Alex Szapiro, responsável pela operação da Amazon no Brasil. Ele está se unido ao Softbank Latin America como “operating partner” e head do Brasil.

Szapiro já comandou a Palm, a empresa de palmtops que perdeu o bonde para os smartphones, e dirigiu a Apple no Brasil. Na Amazon, ele foi responsável por expandir os negócios da empresa de Jeff Bezos no mercado brasileiro.

No Softbank, Szapiro vai responder a Marcelo Claure, vice-presidente executivo e COO do SoftBank Group Corp, além de ser responsável pelo fundo na América Latina. Paulo Passoni, o managing partner do fundo, segue focado nos investimentos.

Em sua nova função, na qual assumirá em 13 de abril, Szapiro focará em ajudar as investidas do Softbank na região, um portfólio repleto de unicórnios, como Creditas, gympass, MadeiraMadeira, Loggi, Kavac, Loft, QuintoAndar, VTEX e Rappi.