Startups

Avaliada em US$ 95 bilhões, Stripe se torna a startup mais valiosa dos EUA

Com rodada de US$ 600 milhões, a fintech Stripe superou a empresa de foguetes espaciais SpaceX, de Elon Musk. No mundo, está atrás apenas da Bytedance, dona do TikTok

 

Tela de login do aplicativo da Stripe

Com uma nova rodada de US$ 600 milhões, a fintech americana Stripe viu sua avaliação de mercado ser alavancada para impressionantes US$ 95 bilhões. O aporte contou com a participação da Sequoia Capital e da National Treasury Management Agency, responsável pelos investimentos do governo da Irlanda.

Com a nova avaliação, a Stripe se tornou a startup mais valiosa dos Estados Unidos, superando a empresa de foguetes SpaceX (US$ 74 bilhões), de Elon Musk. No ranking global, a fintech só perde para a chinesa Bytedance, criadora do TikTok, que, de acordo com a consultoria CB Insights, vale US$ 140 bilhões.

O valor da Stripe quase triplicou em um único ano, superando até mesmo os US$ 80 bilhões de Facebook e os US$ 72 bilhões de Uber antes que as duas empresas abrissem o capital na bolsa americana.

Em 2019, a startup havia captado outros US$ 250 milhões. Já naquela época, avaliada em US$ 35 bilhões, havia entrado para a elite do Vale do Silício, deixando para trás empresas como Airbnb, então avaliado em US$ 31 bilhões, e a empresa de big data Palantir, avaliada em US$ 20 bilhões. De acordo com o site Crunchbase, a empresa já captou US$ 2,2 bilhões.

A CFO da companhia, Dhivya Suryadevara, afirmou ao site Business Insider que a captação foi mais uma questão de oportunidade do que necessidade. Com os recursos, a empresa quer expandir sua atuação na Europa, considerado um mercado tão estratégico quanto os Estados Unidos.

Apenas em Dublin serão contratados mil novos funcionários. Hoje, a Stripe tem 2.500 pessoas na equipe, divididos nos 43 países em que atua, espalhados pela Europa, Ásia, Oceania e nas Américas. O Brasil está entre eles, mas o serviço está disponível por aqui em uma versão “prévia”. O lançamento completo está previsto para este ano.

Fundada em 2010 pelos irmãos Patrick e John Collison, imigrantes irlandeses que aprenderam a programar muito cedo, a Stripe oferece uma plataforma de pagamentos facilmente integrada em sites de comércio eletrônico.

O rápido crescimento no último ano também mostra o apetite das empresas pelo e-commerce. E a pandemia acelerou esse processo. Desde que as medidas mais rígidas de isolamento social foram adotadas na Europa, mais de 200 mil novas empresas passaram a usar a plataforma criada pela Stripe.

Ao jornal britânico Financial Times, o cofundador John Collison afirmou que foram processadas cinco mil transações por segundo ao longo de 2020, entre pagamentos, devoluções, conferência de dados de clientes e outras atividades registradas na interface de programação da empresa.

Inicialmente, o foco da Stripe foi oferecer seus serviços para outras startups, mas, no último ano, viu a demanda de grandes empresas por sua plataforma disparar. Hoje, Zoom, Salesforce, Shopify e as empresas de delivery Instacart e Deliveroo estão entre seus clientes.

Em um momento em que dezenas de startups estão em busca do IPO, a Stripe tem preferido manter seu capital fechado. Como uma empresa privada, não divulga dados de faturamento. O CFO Suryadevara afirma que não tem intenção de buscar um IPO tão cedo e prefere concentrar os recursos e os esforços em consolidar a empresa.

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