A aceleração da agenda de investimentos do Mercado Livre impulsionou a receita do grupo em 34% no segundo trimestre de 2025, para US$ 6,8 bilhões — acima do consenso da Bloomberg, de US$ 6,6 bilhões.
O lucro líquido, por sua vez, somou US$ 523 milhões, alta de 14% na comparação anual, mas abaixo da estimativa de analistas, que esperavam US$ 612,5 milhões. O lucro operacional foi de US$ 825 milhões, com margem de 12,2%, 2,1 ponto percentual (p.p.) abaixo do mesmo período de 2024.
Em entrevista ao NeoFeed, Richard Cathcart, diretor de relações com investidores, explicou que a redução de margem se deu na esteira de campanhas publicitárias, descontos para lojistas e redução do valor mínimo para entrega grátis.
“Priorizamos os investimentos em crescimento sustentável. Não fazemos a gestão do negócio para atingir uma margem específica de curto prazo. Estamos muito mais focado na rentabilidade da empresa no longo prazo”, afirma Cathcart.
Em uma disputa cada vez mais acirrada contra a Shopee, que tem ganhado espaço na América Latina com ofertas agressivas, o diretor de RI afirma que a estratégia visa não apenas a manter o ritmo de crescimento da companhia, mas também assegurar sua posição de liderança no e-commerce regional. “Queremos ser o destino para compras online no Brasil. Já temos essa posição, mas queremos estendê-la”, afirmou.
O GMV (volume bruto de mercadorias) do Mercado Livre somou US$ 15,3 bilhões no segundo trimestre, um avanço de 21% em dólares na comparação anual e de 37% em moeda constante. No Brasil, o principal mercado da companhia, o GMV cresceu 29%.
Os números no país foram impulsionados pela redução do valor mínimo para entrega grátis de R$ 79 para R$ 19. “É uma ferramenta superpoderosa para aumentar a conversão, retenção e satisfação do consumidor”, diz Cathcart.
Com participação de Neymar e Ronaldo Fenômeno, a campanha publicitária para anunciar a nova política de entrega grátis foi ao ar em junho — razão pela qual Cathcart acredita que seu efeito deverá ser ainda maior no resultado do terceiro trimestre.
Simultaneamente, foram implementados descontos na tabela de frete para vendedores, com o objetivo de atrair mais produtos e lojistas para a plataforma.
O GMV da companhia no México, seu segundo principal mercado, cresceu 32%, com destaque para o crescimento de 36% nas unidades comercializadas — o ritmo mais acelerado em quase dois anos. Já na Argentina, o GMV avançou 75%, representando uma desaceleração em relação à alta anual de 126% no trimestre anterior.
Segundo Cathcart, o menor ritmo de crescimento se deve à redução da inflação argentina. O número de itens vendidos no país aumentou 46%, ante 52% no trimestre anterior.
“Continuamos com um ritmo de crescimento acelerado na Argentina. O GMV diminuiu só pelo fato de que a inflação está diminuindo — e isso é muito bom para os consumidores e para a economia argentina como um todo.”
Mercado Pago
O segundo trimestre também foi marcado por uma agenda mais intensa de publicidade no Mercado Pago, que contou com uma campanha com a cantora Anitta, iniciada em abril. “Essa [campanha] valeu para o trimestre inteiro e os resultados foram positivos. O conhecimento da marca Mercado Pago como banco digital atingiu o maior nível na história do Brasil e tivemos o maior aumento de depósitos na história.”
O Mercado Pago, braço financeiro do grupo, encerrou o trimestre com 68 milhões de usuários ativos, 30% acima na comparação anual. A receita líquida foi de US$ 3 bilhões, com alta de 12% em dólar e de 63% em moeda constante.
A carteira de crédito do Mercado Pago cresceu 91% em um ano, chegando a US$ 9,3 bilhões no fim de junho, impulsionada principalmente pela expansão dos cartões de crédito, que já representam 43% do total. No trimestre passado, o crescimento da carteira foi de 75%. A carteira de cartões, sozinha, avançou 118% no período e atingiu US$ 4 bilhões.
Segundo Cathcart, esse crescimento ocorreu sem comprometer a qualidade dos ativos, graças à melhoria contínua nos modelos de concessão. “Conseguimos acelerar a emissão de cartões sem entrar em grupos com risco maior”, afirma. Os créditos em atraso entre 15 e 90 dias, que estavam acima de 8% no trimestre anterior, caíram para 6,7%. “Nossa capacidade de escolher as pessoas certas é o que permite esse avanço. Não é um crescimento a qualquer custo.”
As ações do Mercado Livre sofreram um forte desvalorização, após a divulgação do resultado, no fim da tarde desta segunda-feira, 4. No pós-mercado, os papéis chegaram a cair quase 6%. A companhia, que e a mais valiosa da América Latrina, encerrou o pregão com US$ 121,46 bilhões de valor de mercado, com as ações em alta de 40% no acumulado do ano.